Cabal incompetência

Disputa pela vacina mostra que Bolsonaro não tem condições de continuar, diz analista

De acordo com o professor Willians Gonçalves (UERJ), atual presidente já demonstrou toda sua incapacidade e insensibilidade. Agenda Guedes é o que o mantém no poder

Valter Campanato/Agência Brasil

Bolsonaro demonstrou problemas cognitivos e de personalidade. E Pazuello "é muito parecido com ele"

Redação RBA

São Paulo – A disputa pelo protagonismo da vacina entre o presidente Jair Bolsonaro e o governador de São Paulo, João Doria, é “algo que não se vê em nenhuma parte do mundo”, afirma o professor de Relações Internacionais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) Willians Gonçalves. Segundo ele, nada que se refere à vida “comove” o presidente. “Todo esse processo mostra que Bolsonaro não tem a menor condição de continuar como presidente. Ele está jogando o país no abismo.”

Em entrevista ao Jornal Brasil Atual, nesta segunda-feira (18), Gonçalves afirmou que Doria “merece elogios”, por ter se cercado de uma equipe confiável e ter apostado na ciência.

Nesta domingo (18), a enfermeira Monica Calazans foi a primeira pessoa no país a receber a vacina contra o novo coronavírus. A aplicação ocorreu em São Paulo, minutos depois da coronavac ter sido aprovada pela Anvisa para uso emergencial. O ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello, acusou Doria de promover uma jogada de “marketing”. Bolsonaro, por outro lado, se calou.

De acordo com o professor, Pazuello é um “suposto” especialista em logística que não demonstrou “racionalidade, nem capacidade de cálculo”. Ele repete, assim, a mesma incapacidade demonstrada por Bolsonaro para lidar com a questão da vacina. “Que ele é uma pessoa sem capacidade e sem qualificações necessárias para conduzir o governo de um país grande e complexo, até as pedras sabem.”

Impeachment

Com o agravamento da pandemia, com cenas de pessoas morrendo sem oxigênio em Manaus, além dos desencontros em relação à vacinação, deram novo impulso aos pedidos de impeachment contra Bolsonaro. Para o especialista, a responsabilidade pela sua permanência é do Congresso Nacional e dos tribunais superiores. Essas instituições, se estivessem funcionando adequadamente, já poderiam ter colocado freios em suas ações.

No entanto, Gonçalves avalia que o que mantém Bolsonaro é o ministro da Economia, Paulo Guedes, apoiado pelos empresários e operadores do sistema financeiro. No entanto, sua agenda de corte de gastos e redução de direitos sociais também vem conduzindo o país à “ruína”. “É por isso que Bolsonaro continua. Porque a sua incapacidade e falta de dignidade todo mundo sabe. O problema é que querem sustentar Guedes e sua política econômica enlouquecida, que está jogando o país na miséria”, declarou.

EUA

O professor também acredita que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, “não deve criar problemas” para a posse do seu sucessor, Joe Biden. Ele disse que Trump “traiu” seus apoiadores, ao condenar a invasão ao Capitólio e prometer uma transição pacífica de governo. Sem liderança, ele diz que os movimentos de extrema-direita devem permanecer, mas sem a mesma força, o que representaria menor “periculosidade”.

Assista à entrevista

YouTube player

Redação: Tiago Pereira – Edição: Helder Lima

Por Redação RBA