PLR Elektro, EKCE, EKTTs e demais empresas: finalmente, Sinergia CUT retoma negociação

Rodada entre Sindicato e empresas aconteceu na última quinta (4). Em pauta, uma prévia dos resultados de 2020 e a retomada da negociação da PLR 2021 que, conforme Acordo Coletivo de Trabalho, deveria ter acontecido até novembro do ano passado

Lílian Parise

Rodada entre Sindicato e empresas aconteceu na última quinta (4). Em pauta, uma prévia dos resultados de 2020 e a retomada da negociação da PLR 2021 que, conforme Acordo Coletivo de Trabalho, deveria ter acontecido até novembro do ano passado

Em nova rodada de negociação virtual em tempos de pandemia, dirigentes do Sinergia CUT e representantes da Elektro, EKCE, EKTTs e demais empresas do grupo retomaram, na manhã da última quinta-feira (4), a pauta para debater a PLR (Participação nos Lucros e Resultados), com a apresentação dos resultados referentes a 2020 apurados até agora e o início da discussão para o pagamento em 2021.

Antes do debate, a bancada patronal apresentou aos dirigentes sindicais o novo gerente de RH (Recursos Humanos) da Neoenergia, Maximiliano Delfino, que entra substituindo o ex-superintendente Elton Nery que, depois do desgaste dos onze meses na Campanha Salarial 2019 – incluindo negociação, pré-dissídio e dissídio coletivo – resultou em várias substituições no comando da empresa.

“Foi uma campanha muito dura e, como reflexo dos conflitos impostos pela empresa, houve a troca do presidente da Elektro, da diretoria jurídica e de dois gerentes jurídicos, além da deportação de Elton Nery para a Cosern, no Rio Grande do Norte, que agora está na recém-privatizada CEB”, avalia a direção do Sindicato.

Por enquanto, só uma prévia dos resultados de 2020

Em seguida, a Elektro apresentou uma prévia dos resultados dos objetivos da PLR do ano passado, dados que ainda devem ser auditados e submetidos à aprovação do Conselho de Administração da companhia.   

O Sinergia Campinas registrou que é muito importante a divulgação da prévia dos números para os sindicatos, ressaltando que o resultado bom se deve ao esforço e dedicação dos trabalhadores. “Reivindicamos também que seja agendada uma nova reunião para apresentação dos números finais da PLR 2020 antes da divulgação dos resultados para os trabalhadores, bem como a estratificação dos valores por empresa e do montante destinado para pagamento da PLR para cada grupo de trabalhadores”, alerta o Sindicato.

Vale lembrar que, conforme previsto no Termo Aditivo do ACT, a empresa deve apresentar para os Sindicatos os resultados atingidos das metas e indicadores dos objetivos, montante global com detalhamento dos valores a serem recebidos por amostragem de cargos antes do pagamento em março deste ano.

Depois de muita pressão, retomada do debate da PLR 2021

O último ponto da pauta da reunião foi a retomada da negociação da PLR 2021, o que só aconteceu depois de muita persistência da bancada sindical, incluindo até uma notificação extrajudicial, já que a última negociação aconteceu no início de novembro do ano passado.

Foi quando a Elektro informou que pretendia manter o mesmo modelo e a mesma estrutura para o pagamento do benefício em 2021, afirmou que pretendia dar continuidade à discussão com os sindicatos, mas que, considerando a instabilidade do cenário econômico do país, especialmente com relação aos efeitos da pandemia, o Grupo Neoenergia estaria reavaliando com muita cautela a construção dos indicadores e metas.

Finalmente, depois de muita pressão da bancada dos trabalhadores, a negociação foi retomada na reunião virtual de quinta (4), com a apresentação da proposta para os objetivos e indicadores, com o detalhamento pelos especialistas de cada Área das empresas, e que ainda serão debatidos entre as partes.

Durante a apresentação da proposta, a Elektro informou que, no total, foram mantidos doze indicadores, mas que pretende substituir outros. A proposta é tirar os antigos – OPEX, Perdas reais, Redução de Horas Extras e Plano de Resultados – Continuidade, substituindo esses indicadores por outros quatro: PMSO, Índice de Perdas Reais Contábil Ajustado, Gerar Material Informativo Negócios de Redes e Plano de Resultados ARSESP – Atendimento.

Confira a nova proposta das empresas nas tabelas apresentadas:

Reação dos Sindicatos

Diante da proposta apresentada pela Elektro, a bancada de sindicatos reagiu. O Sinergia Sindergel destacou que os trabalhadores tiveram muitos prejuízos em 2020, “uma vez que o reajuste salarial da última data base foi de apenas 1,88%, enquanto o reajuste médio da tarifa de energia foi de 5,36%, as metas propostas para Lucro Líquido são de um aumento de 7% e no Ebtida é de 11%, além de uma redução de 1,66% no PMSO, sendo que o esforço dos trabalhadores precisa ser reconhecido e recompensado pelas empresas”.

Pauta dos Trabalhadores

Já o Sinergia Campinas cobrou que a categoria aprovou uma pauta específica, em agosto de 2020, quando os trabalhadores reivindicaram “uma antecipação do valor fixo de R$ 1.800 mais 30% da remuneração do mês anterior, bem como seja utilizado 100% do percentual do Ebtida para compor a PLR dos que não ocupam cargo de liderança”.

Por fim, os dois Sindicatos reiteraram que a negociação da PLR deveria ter sido concluída em novembro do ano passado e que agora deve se encerrar antes do início da data base. A próxima reunião acontece na quinta-feira (11) da semana que vem. Continue ligado!

Por Lílian Parise