Não à Privatização da Eletrobras!

AGORA É GREVE PORQUE A SITUAÇÃO É GRAVE!

Trabalhadores da Eletrobras em todo Brasil paralisarão suas atividades por 72 horas a partir da zero hora desta terça-feira, 15 de junho. Engajado nessa luta, o Sinergia CUT realiza essa mobilização nas localidades de sua base de Furnas e da Eletronorte

Arte: Nice Bulhões

Coletivo Nacional dos Eletricitários e Sinergia CUT

Escrito por Coletivo Nacional dos Eletricitários e Sinergia CUT

Leia Mais: Eletricitários iniciam greve a partir desta terça contra privatização da Eletrobras

Os trabalhadores do Sistema Eletrobras de todo o Brasil entrarão em greve a partir da zero hora desta terça-feira, 15 de junho. Essa mobilização é uma resposta ao agendamento da votação no Senado da MP 1031/2021, que prevê a privatização da Eletrobras, na pauta desta semana. A paralisação é uma resposta também ao descumprimento do Acordo Coletivo Nacional, à não renovação de Acordos Coletivos de Trabalho (ACTs) Específicos e às demissões de dirigentes sindicais.

No que diz respeito à MP 1031, que prenuncia a desestatização do Sistema Eletrobras, a maior empresa de energia da América Latina, o Coletivo Nacional dos Eletricitários (CNE) reafirma que “esse é um projeto criminoso, um verdadeiro saqueio, uma pilhagem do patrimônio público, que tem como único objetivo de beneficiar os privilegiados que sustentam esse governo, especialmente banqueiros e especuladores”.

MP 1031 SEM DISCUSSÃO

A Medida Provisória 1031/2021 tramita no Congresso Nacional por rito sumário, ou seja, sem nenhuma audiência pública e sem a criação de uma Comissão Mista de Senadores e Deputados para debater os riscos que uma iniciativa como essa pode trazer para a sociedade brasileira.

Para os dirigentes sindicais, a votação dessa MP na Câmara foi um escândalo: 313 deputados aprovaram um texto com total desconhecimento da matéria. “O que se viu foram discursos pífios, rasos, ancorados em fundos regionais de valores relativos e limitadíssimos nos seus respectivos currais eleitorais”, afirma o Boletim do CNE.

MODELAGEM FOI FEITA PARA FAVORECER GRUPOS ECONÔMICOS

O texto votado na Câmara foi denunciado por parlamentares de diferentes orientações ideológicas (PT, PSOL, NOVO, MDB, PCdoB, DEM, PDT, PSB), como um “relatório cheio de jabutis”, que seriam assuntos fora do objeto da Medida Provisória. Além disso, foram feitas graves denúncias de que a modelagem da privatização da Eletrobras foi negociada para favorecer acionistas minoritários e que o lobby da indústria das térmicas a gás foi incluído no texto como contrapartida à privatização do Sistema todo.]

SE APROVADA, a MP 1031 VAI GERAR UM TARIFAÇO NA CONTA DE LUZ

Dezenas de especialistas de diferentes segmentos da sociedade, setores da economia, regiões do Brasil e convicções políticas foram taxativos em afirmar que tanto o texto original da MP1031, quanto o PLV substitutivo, aprovado na Câmara, vão trazer um aumento extraordinário na tarifa de energia, um tarifaço na conta de luz. O que seria um absurdo em qualquer tempo, é mais grave no Brasil de hoje, que atravessa a maior crise sanitária, social e econômica de sua história por conta da Covid-19 e de outras mazelas.

TRABALHADORES QUEREM A INTERRUPÇÃO IMEDIATA DA TRAMITAÇÃO DA MP 1031 NO SENADO

O que os trabalhadores e toda a população querem é o mínimo de bom senso e respeito e apelam para que o Senado da República tenha espírito republicano e responsabilidade com uma pauta de um setor tão estratégico para o país. A tramitação da MP 1031 deve ser interrompida imediatamente no Senado.

Os impactos, as consequências econômicas e sociais desse projeto de privatização da Eletrobras precisam ser discutidas pela sociedade brasileira, de forma responsável e com base em estudos sérios que, aliás, nunca foram apresentados pelo governo. Todas as suspeitas denunciadas no processo da MP1031 devem ser imediatamente investigadas e, se confirmadas, que seus responsáveis sejam apontados e punidos.

A SITUAÇÃO É GRAVE. ENTÃO… É GREVE!

Por tudo isso, os eletricitários do Sistema Eletrobras de todo Brasil paralisarão suas atividades, a partir da zero hora desta terça (15).

E o Sinergia CUT, juntamente com o Coletivo Nacional do Eletricitários, realiza nas localidades de sua base, a greve de 72 horas deliberada pela categoria, nessa batalha em repúdio à MP 1031 e aos desmandos cometidos.  “Privatizar a Eletrobras é entregar de bandeja o ativo mais estratégico do setor elétrico brasileiro. Além do preço da energia, estarão ameaçados os investimentos necessários em infraestrutura energética para minimizar efeitos de sucessivas crises hídricas em todo Brasil”, alerta Carlos Alberto Alves, presidente do Sinergia CUT.

É inadmissível que, nesse contexto tenebroso pela qual passa o país, ainda queiram “passar a boiada” da privatização da Eletrobras, com todos os riscos e efeitos nefastos para a população brasileira, aproveitando-se covardemente dos holofotes que estão voltados à CPI da Covid-19.

O povo brasileiro não vai pagar essa conta!

Arte: Nice Bulhões

Edição: Débora Piloni

________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Leia mais: salveaenergia