Covid-19

Brasil já tem mais mortes por Covid em julho deste ano do que no pior mês de 2020

Segundo dados do consórcio de imprensa, em julho de 2020 foram 32.912. A média diária de mortes é de 1.083

Alex Pazuello/Semcom

Redação CUT

Segundo dados do consórcio de imprensa, em julho de 2020 foram 32.912. A média diária de mortes é de 1.083

Mesmo com queda no número de mortes e nos indicadores de ocupação de leitos em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) para o tratamento da Covid-19, o Brasil já registra mais vidas perdidas em decorrência da doença em julho deste ano do que no pior mês de 2020. O que pode frear o aumento do número de contaminações e mortes é a vacinação, que ainda continua a passos lentos no país, alertam os especialistas, preocupados com a variante Delta, que vem atingindo em cheio os Estados Unidos.

O número de novos casos de Covid-19 passou de 92 mil no fim de junho para 500 na última semana nos EUA, especialmente por causa da variante Delta. A maioria dos contaminados não tomou a vacina.

Mais vidas perdidas em julho deste ano

Neste mês que ainda não acabou já foram registrados  33.660 óbitos contra 32.912 em jullho de 2020, segundo o consórcio de imprensa.

A média diária de mortes está em 1.083. De terça-feira (27) para quarta-feira (28), 1.366 mortes por Covid-19 foram registradas. No total, 553.272 pessoas perderam a vida para a doença no país desde o começo da pandemia.

Também em 24 horas, foram confirmados 48.556 novos casos. Desde o início da pandemia, 19.797.516 pessoas foram contaminados em todo o país. As médias de novos casos seguem dentro da estabilidade, mas com um aumento de 8% em relação a 14 dias atrás – 46.147 novos casos por dia.

Já a média de mortes continua caindo: são 1.083 por dia, o que demonstra uma redução de 13% na comparação com duas semanas atrás.  Sobre a média de mortes em cada estado, três aparecem com alta na média de mortes: Piauí, Pernambuco e Rio de Janeiro.

Em estabilidade, são 11 estados (Amazonas, Roraima, Pará, Amapá, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e Santa Catarina) e o Distrito Federal. Com queda na média de mortes, são 12 estados: Acre, Rondônia, Tocantins, Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Alagoas, Sergipe, Bahia, Paraná e Rio Grande do Sul.

EUA podem estar perdendo de novo controle da pandemia com variante Delta

Mesmo com vacinas sobrando, os Estados Unidos podem perder o controle da pandemia do novo coronavírus com a circulação da variante Delta. O país tem pouco menos da metade da população totalmente imunizada contra a Covid-19 e as infecções aumentando de modo desenfreado.

O alerta é do assessor da Casa Branca para doenças infecciosas, Anthony Fauci, que prevê um recrudescimento da crise sanitária no país se não forem tomadas medidas para contornar a situação.

O país com maior número de mortos pela Covid-19 viu o volume de novos casos de a doença atingir 500 mil na última semana, um avanço expressivo frente aos 92 mil registrados na última semana de junho.

A situação é tão preocupante, que o governo norte-americano a estuda a volta da obrigatoriedade do uso de máscara até mesmo entre os vacinados. É um sinal de alerta para o Brasil que, mesmo com a variante Delta e com menos 20% da população totalmente vacinada, flexibilizou as medidas restritivas contra a disseminação do vírus em vários estados.

A estimativa dos cientistas é de que, com a circulação da variante Delta, o número de casos e mortes por Covid-19 nos EUA atinja o pico em outubro com cerca de 240 mil novos casos e quatro mil mortes por dia.

A variante Delta foi responsável por cerca de 83% dos novos casos de coronavírus nos Estados Unidos, de acordo com dados do Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC).

Vacinação no Brasil

Os números reunidos pelo consórcio de veículos da imprensa sobre pandemia e vacinação apontaram que, entre terça-feira (27) e esta quarta-feira (28), 876.503 pessoas tomaram a primeira dose da vacina contra Covid-19 no Brasil, e 789.378 receberam a segunda dose ou a vacina em dose única.

Nesta quarta-feira, foram 1.665.881 vacinados. Até agora, 98.202.468 pessoas receberam a primeira dose no país, o que corresponde a 46,38% da população. Já 39.493.648 pessoas estão completamente imunizadas, com as duas doses ou a dose única, o que equivale a 18,65% dos brasileiros.

Em relação às pessoas completamente imunizadas, os estados que apresentam os maiores percentuais são, em ordem: Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, São Paulo, Espírito Santo e Santa Catarina.

Por Redação CUT