SickDaVida: Livro com as grandes entrevistas de Henfil deve ser lançado em janeiro. Cartunista do Sinergia CUT tem participação!

Entrevistas revelam o pensamento do genial cartunista. Livro traz caricatura e orelha escrita pelo chargista do Sinergia CUT Bira Dantas

Divulgação

Débora Piloni e Bira Dantas

Com previsão de ser finalizada na primeira semana de janeiro de 2022, a obra SickDaVida revela o quanto é atual o pensamento de Henfil, o grande cartunista brasileiro, “ícone do cartum e do quadrinho sindical do nosso país”, enfatiza Bira Dantas, cartunista do Sinergia CUT desde 1988.

O livro traz a coleção das grandes entrevistas que Henrique de Souza Filho, o Henfil, deu durante sua carreira meteórica antes de ser levado pelo vírus HIV, que contraiu através de uma transfusão de sangue. “Mais uma livro genial do jornalista Gonçalo Silva Junior, agora sobre Henfil”, observa Bira.

Além de cartunista que lutou contra a ditadura, Henfil segurou a barra quando toda redação do Pasquim foi presa, participou da fundação do Partido dos Trabalhadores (PT), esteve nas mobilizações dos trabalhadores no início dos anos 1980 e fez quadrinhos para o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, na época em que Lula era presidente sindical. “Henfil era um cartunista que estava na luta, ombro a ombro, por democracia, direitos dos trabalhadores e Eleições Diretas”, conta Bira Dantas, que tem sua participação nesta obra, com caricatura e autoria do texto da “orelha”.

APOIO

O livro SickDaVida será lançado pela Editora Noir e está em campanha de financiamento no Catarse. Para saber mais e apoiar esse projeto tão importante para a cultura e história brasileira CLIQUE AQUI.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________

Por Débora Piloni e Bira Dantas