Live da CUT vai debater retrocesso nos direitos humanos no Brasil

O evento será no próximo dia 10, data que se celebra o Dia Internacional dos Direitos Humanos

Reprodução/CUT

Walber Pinto | Editado por: Marize Muniz

Escrito por: Walber Pinto | Editado por: Marize Muniz

A CUT promove de 06 a 10 de dezembro, das 9h às 12h, o Ciclo de Debates Democracia e Direitos Humanos no Brasil em celebração ao Dia Internacional dos Direitos Humanos que acontece no próximo dia 10. O evento será virtual pela plataforma zoom e apenas as falas dos convidados serão divulgadas em vídeo.

Organizado pela Secretaria de Políticas Sociais e Direitos Humanos da CUT, o encontro vai reunir especialistas, professores, pesquisadores, dirigentes sindicais e movimentos populares para debater uma série de violações aos direitos humanos que vem ocorrendo no Brasil desde o golpe contra a presidenta Dilma Rousseff (PT).

O seminário da CUT, que vem estudando a origem e o desenvolvimento do bolsonarismo nas suas diferentes vertentes e o retrocesso nos direitos humanos, vai abordar o aumentado da repressão e a perseguição contra ativistas de direitos humanos, sem-teto, quilombolas, jovens da periferia, população negra e LGBTQIA+.

Desde a eleição de Jair Bolsonaro (PL), em 2018, o ódio e a intolerância cresceram no país com falas autoritárias do presidente que estimula a violência. Sindicatos já foram perseguidos ou sofreram algum tipo de violência policial. No interior do Brasil, o sindicalismo rural também sofre uma situação muito grave com pistoleiros e fazendeiros armados.

Para Jandyra Uehara, secretária nacional de Políticas Sociais e Direitos Humanos da CUT, a semana de debate será importante para aprofundar o conhecimento das organizações sindicais e da classe trabalhadora sobre a ofensiva das direitas no Brasil.

“Para combater precisamos entender como pensam, se organizam e agem aqueles que operam para destruir as liberdades democráticas, os direitos humanos e a soberania nacional”, diz a dirigente.

Programação

Dia 6

A abertura da mesa de debate, com o tema “O Estado contra a classe trabalhadora: quando as leis se tornam instrumentos da repressão”, vai contar a participação de Kenarik Boujikian, cofundadora da Associação Juízes para a Democracia e desembargadora TJSP, José Eymard Loguercio, graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela PUC-Campinas, Rui Falcão – Deputado Federal pelo PT SP.

Dia 7

tema “Militares e Política: uma análise das Forças Armadas e sua relação com o bolsonarismo” será o debatido pelo jornalista Breno Altman, Suzeley Kalil Mathias formada em Ciências Sociais pela PUC-SP e pelo coronel da reserva Marcelo Pimentel Jorge de Souza.

Dia 8

“Bolsonarismo e Milícias: origem e desenvolvimento de uma relação de aliança e cumplicidade” terá Bruno Paes Manso, Doutor em Ciência Política pela PUC-SP, e Luiz Soares, formado em Literatura na PUC-RJ

Dia 9

O tema que será discutido é a “Força de Segurança Pública e as lutas políticas e sociais: uma análise à luz do período atual” – terá a participação da Dra. Juliana Ribeiro, delegada de Polícia Civil do Estado de São Paulo, Abdael Ambruster, policial penal na Penitenciária Feminina de Santana (PFS), na capital paulista, e Benedito Mariano, sociólogo, mestre em Ciências Sociais, ex-ouvidor da polícia do Estado de São Paulo.

Dia 10

No último dia, data em que se celebra o Dia Internacional dos Direitos Humanos, o debate será em torno do tema “Desafios da Classe Trabalhadora diante das constantes Violações de Direitos Humanos no governo de Jair Bolsonaro” e contará com Jandyra Uehara, Secretaria de Políticas Sociais e Direitos Humanos da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Claudinei dos Santos, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e da Via Campesina, e Raimundo Bomfim, da Central dos Movimentos Populares (CMP). Cada fala terá duração de 30 minutos.

_____________________________________________________________________________________________________________________________________

direitos humanosdia internacional de direitos humanoslive da cutretrocesso de direitos humanosJair Bolsonaro