ELEKTRO/EKCE/EKTTs: Reunião trata de PLR 2021 do 3ºTrimestre, Plano de Retorno 2021 e Jornada Híbrida 2022

Por decisão da empresa, trabalhadores voltam ao trabalho presencial nesta segunda (6). Proposta de jornada híbrida ainda não tem consenso e PLR 2021 apresenta perda no PMSO

Bira Dantas

Débora Piloni, com informações da Secretaria Geral

Por decisão da empresa, trabalhadores voltam ao trabalho presencial nesta segunda (6). Proposta de jornada híbrida ainda não tem consenso e PLR 2021 apresenta perda no PMSO

Dirigentes do Sinergia CUT e de demais entidades sindicais participaram de reunião virtual, no dia 23 de novembro com a direção da Elektro/ EKCE e EKTTs para a apresentação do fechamento do 3º Trimestre dos objetivos PLR 2021 Neoenergia Elektro. Na ocasião, também foi apresentado o plano de retorno ao trabalho presencial 2021 e a proposta sobre a jornada híbrida 2022.

Acompanhe os encaminhamentos tirados nessa negociação:

PLR 2021  – Resultados 3º Trimestre

Conforme Termo Aditivo ao ACT sobre PLR 2021, na cláusula 6ª “Disposições Gerais”, parágrafo 6.2 “As EMPRESAS encaminharão ao SINDICATO, trimestralmente informativo contendo a consolidação parcial dos objetivos estratégicos globais definidos no item 3.1 da Cláusula Terceira de metas e indicadores considerando todos os cargos”, foi apresentado o seguinte resultado apurado no terceiro trimestre deste ano:

Ao analisar os resultados demonstrados no quadro, os dirigentes do Sinergia CUT avaliaram que, mesmo em plena pandemia, os trabalhadores continuam trazendo resultados extraordinários e por isso, todo esse esforço deveria ser devidamente reconhecido e valorizado pelas empresas com um “bônus” na PLR para compensar os dois objetivos que ainda não estão em linha (PMSO e CAPEX).

Nesse momento os gestores apresentaram na reunião uma “explicação” dos motivos pelos quais os objetivos não estão em linha com as metas 2021 até o 3ºtrimestre. E, quanto ao PMSO, que no orçamento empresarial é a parcela das despesas que respondem pelos itens Pessoal (P), Material (M), Serviços de Terceiros (S) e Outras Despesas (O), o Sindicato foi surpreendido. Isso porque, justamente o item (P) Pessoal foi e será o vilão ou principal motivo do não atingimento da meta.  Pela explicação dada, o RH das empresas fez uma previsão do reajuste salarial de apenas 4%, sendo que, na época da negociação do ACT, em junho deste ano de 2021, a reposição das perdas salarias no período foram de, no mínimo 8,06% (IPCA)e, foi justamente este o índice conquistado, com muita luta e resistência, na Campanha Salarial.

Desta forma, não é possível atingir a meta estabelecida. O Sinergia CUT e demais sindicatos, solicitaram que as empresas avaliem a participação de um representante por entidade sindical para o planejamento do orçamento de Pessoal para o objetivo relacionado ao PMSO para os próximos anos. As empresas avaliarão o pleito e retornarão com o posicionamento no momento oportuno.

Quanto ao Gestor Responsável pelo objetivo CAPEX, foi justificado que já foi feito e aplicado um plano de ação, com a certeza que este objetivo será atingido até o final de 2021.

Os sindicatos cobraram a abertura das negociações para a PLR 2022 que devem ser finalizadas até dezembro deste ano, conforme previsto no ACT vigente. As empresas responderam que ainda estão em processo de definição dos objetivos e retornarão o pleito para posterior agendamento das reuniões neste mês.

Plano de retorno ao trabalho presencial em 6/12/2021

Nessa reunião, as empresas também apresentaram o plano de retorno presencial dos trabalhadores aos prédios da Elektro a partir desta segunda-feira, 6 de dezembro.

O Sinergia CUT e demais Sindicatos alegaram entender como incoerente o retorno neste momento, tendo em vista as questões sociais, aglomerações naturais do período, ondas de contaminação e o estudo em andamento sobre a necessidade de aplicação de novas doses da vacina. O Sindicato informou que existe uma recomendação do Ministério Público recomendando o não retorno de pessoas com comorbidades, bem como aqueles que convivem com familiares nesta mesma situação.

Apesar de toda a manifestação argumentativa contrária, as empresas informaram que, o retorno de fato ocorre neste dia, contudo somente envolverá os trabalhadores com o sistema vacinal completo (duas doses ou dose única) e manterá os protocolos de saúde e segurança, tais como disponibilização de álcool em gel, uso de máscaras e disponibilidade de testes de COVID-19 em seu departamento de saúde.

As empresas complementaram que não haverá o retorno presencial das trabalhadoras gestantes e lactantes, além daqueles de grupo de risco que, comprovadamente, não tenham autorização médica para retornarem e ainda quem por, justificativas médicas, não receberam as duas doses da vacina contra a Covid-19.

CEC

O Sinergia CUT solicitou reunião exclusiva para tratar de temas pendentes e exclusivos dos trabalhadores da CEC e a empresa verificará a melhor data para agendar esse compromisso.

Proposta de Jornada Híbrida (Presencial/Home Office) para 2022: Sem consenso!

Na mesma reunião, as empresas também compartilharam a proposta de Jornada Híbrida (Presencial/Home Office) para o ano de 2022.

O Sinergia CUT e demais Sindicatos solicitaram que sejam negociados os termos do home office/jornada híbrida para 2022 antes da sua implementação, e que conste em ACT para maior proteção ao trabalhador, uma vez que não há contrato individual, tendo em vista cláusula do ACT que prevê a negociação prévia.

As empresas informaram que, uma vez que a adesão da jornada híbrida é decisão voluntária e individual de cada trabalhador, será feito aditivo contratual individual, e que ficarão à disposição para novo agendamento para tratar dos termos da jornada híbrida.

O Sinergia CUT e demais Sindicatos reiteraram que não estão de acordo com a implementação do home office/jornada híbrida para 2022 antes de ser consensado e aprovado pela categoria.

Todos pela vida: com saúde, emprego e renda!

Por Débora Piloni, com informações da Secretaria Geral