ASSEMBLEIAS DELIBERATIVAS

PLR 2021 Energisa SS e Esol: Acordo Coletivo tem que ser cumprido!

ATENÇÃO!!! ATUALIZAÇÃO URGENTE: DATA ALTERADA DAS ASSEMBLEIAS PARA DIA 18 (SEGUNDA-FEIRA). ASSEMBLEIAS DEFINEM PLANO DE LUTAS A PARTIR DO DIA 20!

Bira Dantas

Débora Piloni

ATUALIZAÇÃO URGENTE: ALTERAÇÃO DE DATA DAS ASSEMBLEIAS!!!

Modificação feita em 13 Abril, 2022 – 11h30

Devido às condições climáticas, com previsão de muita chuva na data desta quinta (14) para o Estado de São Paulo, o Sindicato está ALTERANDO A DATA DE REALIZAÇÃO DAS ASSEMBLEIAS previstas para toda a base de Campinas e Prudente do dia 14/04 PARA O DIA 18/04 (SEGUNDA), nos mesmos locais e horários previstos no edital. Estão mantidas as datas de Mobilização. PARTICIPE!!!

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

(Matéria divulgada em 12/04):

Empresa descumpre acordo e desrespeita a categoria. Assembleias presenciais nesta quinta (14)** decidem plano de luta com mobilizações gradativas a partir do dia 20. Confira aqui o horário em seu local de trabalho e participe!

O Sinergia Campinas e o Sinergia Prudente convocam todos os trabalhadores das empresas do grupo Energisa Sul Sudeste e da Esol, sindicalizados ou não, para as assembleias presenciais deliberativas, a serem realizadas na próxima quinta-feira (14)**. Na ocasião, os trabalhadores vão discutir sobre o descumprimento por parte da empresa do Acordo Coletivo de Trabalho relativo à PLR 2021 e deliberar um Plano de Luta a ser implementado pela categoria.

“Não é a primeira vez que a Energisa SS desafia a classe trabalhadora. Somando-se às maldades praticadas cotidianamente, a empresa também não cumpriu o ritual previsto na cláusula nona do ACT, ao não apresentar para a Comissão de PLR e, nem mesmo para os Sindicatos, os resultados finais da Participação nos Lucros e Resultados de 2021. E este ACT, aprovado pela categoria e celebrado entre as partes, deve sim, ser respeitado e cumprido, ainda mais quando se trata de PLR”, defende a direção do Sinergia CUT.

Confira abaixo o que prevê a cláusula nona do Acordo Coletivo:

Cláusula Nona – Instrumentos de Aferição

Parágrafo único – Caberá aos membros da COMISSÃO avaliar os indicadores após apuração e fechamento do programa, o que deverá ser feito por escrito, mediante assinatura de ata de reunião convocada para esse fim, preferencialmente, até o dia 30 de abril do ano subsequente do exercício da PLR. Serão asseguradas aos trabalhadores as condições necessárias para o bom desempenho das atividades pelas quais são responsáveis.

As entidades sindicais têm informações incompletas de que os resultados foram positivos, tendo apenas um indicador zerado e, atingindo 110% do montante que ainda não foi totalmente comprovado e esclarecido nem para Comissão e nem para os Sindicatos.

Outro fato é que a empresa divulgou o seu balanço no dia 17 de março e que o pagamento da PLR 2021 deverá ocorrer até o dia 15 de maio deste ano, conforme acordo vigente.

“Não existe nenhum motivo para não cumprir o negociado e apresentar para os representantes dos trabalhadores os resultados estratificados. Até porque, a categoria quer ouvir das partes e, principalmente dos seus Sindicatos, se está tudo certo no que tange ao pagamento da PLR 2021”, explicam os dirigentes sindicais.

TRANSPARÊNCIA NO PROCESSO: RESPEITO AOS TRABALHADORES DA ENERGISA E DA ESOL!

Importante destacar que este debate se faz necessário e legítimo não somente por discutir e acompanhar os resultados de PLR quando se tem resultados financeiros ruins ou piores que os anos anteriores. Destaca-se também que há necessidade de verificar todos os resultados dos demais indicadores para acúmulo e debate nas futuras negociações, para permitir que se possa  negociar uma PLR cada vez mais decente, que seja factível e que traga bons resultados para a companhia e, muito mais grana no bolso da base.

O Sinergia Campinas e Sinergia Prudente defendem o princípio da negociação e de se cumprir o negociado, entendendo que PLR pode ser boa ou ruim, mas que, se não fechar com a Comissão e as entidades sindicais, o resultado sempre será uma falta de respeito para com todos os envolvidos e também para com os próprios valores que as empresas apregoam aos trabalhadores e deixam de cumprir.

Esol: o mesmo entendimento será aplicado para Esol Construção, pois a estratégia do grupo tem sido a mesma.

Vale deixar claro que o objetivo da mobilização é único e exclusivo para que as empresas cumpram o negociado e com muito respeito aos seus trabalhadores e apresentem todos os resultados e dados da PLR 2021 para a Comissão e para as Entidades Sindicais.

“Não significa que teremos aumento no valor a ser pago. Trata-se apenas de exigir o respeito que todos merecem e que os Sindicatos possam validar os números finalizados. Afinal de contas, respeito e transparência são pilares para o crescimento de qualquer empresa e todos merecem ter”, explicam os sindicalistas.

ASSEMBLEIA: PLANO DE LUTA NELES!

Neste sentido, as direções do Sinergia Campinas e do Sinergia Prudente realizarão todas as assembleias deliberativas na próxima quinta-feira (14)** para aprovação de um plano de luta que consiste em ½ período de mobilização no dia 20 de abril e oito horas no dia 28. Participe!

Confira os locais e horários das assembleias:

SINERGIA CAMPINAS

  • Energisa regional Assis – Macro Prudente

Endereço: R. Smith Vasconcelos, 462 Centro, Assis – SP

Horário: 6h30

Café da manhã às 8h

Fim da deliberação às 9h.

  • Energisa regional Catanduva – Macro S. J. Rio Preto 

Endereço: Av. Miguel Stéfano, 622 Vila Paulista, Catanduva – SP

Horário: 6h30min

Café da manhã às 8h

Fim da deliberação às 9h.

  • Energisa regional Bragança Paulista – Macro Campinas

Endereço: R. Teixeira, 467 Taboão – Bragança Paulista

Horário: 6h30min

Café da manhã às 8h

Fim da deliberação às 9h.

  • Esol Construção – Macro Campinas

Endereço: Av. Juscelino K. de Oliveira s/n Jardim Morumbi – Bragança Paulista

Horário: 6h30min

Café da manhã às 8h

Fim da deliberação às 9h.

SINERGIA PRUDENTE

  • Energisa Soluções Construções e Serviços em Linha e Redes S/A –

Endereço: Rua Matheus Seribeli nº 290 – Pq. Servantes II; Presidente Prudente

Horário: 6h30min

Café da manhã às 8h

Fim da deliberação às 9h.

  • Energisa Soluções Construções e Serviços em Linha e Redes S/A

Endereço: Rua Francisco Ferraz nº 40 – Distrito Industrial; Presidente Venceslau

Horário: 6h30min

Café da manhã às 8h

Fim da deliberação às 9h.

  • Energisa Soluções Construções e Serviços em Linha e Redes S/A

Rua Liberdade nº 336 – Jd. Jamil de Lima; Adamantina

Horário: 6h30min

Café da manhã às 8h

Fim da deliberação às 9h.

(**) DATA ALTERADA DE 14/04 PARA 18/04

“Mais salários, mais direitos, mais empregos, mais saúde, mais luta com você!”

Por Débora Piloni

________________________________________________________________________________________

Leia o Edital de Convocação:

SINDICATO DOS TRABALHADORES NA INDÚSTRIA DE ENERGIA ELÉTRICA DE CAMPINAS (SINERGIA CAMPINAS)

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

ENERGISA SUL SUDESTE:

Empresa de Distribuição de Energia Vale Paranapanema (EDEVP)

Empresa Elétrica Bragantina (EEB)

Companhia Nacional de Energia Elétrica (CNEE)

Caiuá – Distribuição de Energia S.A

Companhia Força e Luz do Oeste – CFLO

ESOL – ENERGISA SOLUÇÕES, CONSTRUÇÕES E SERVIÇOS EM LINHAS E REDES S.A.

Pelo presente edital, a diretoria colegiada do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Energia Elétrica de Campinas (Sinergia Campinas) representada pelo seu Presidente Claudinei Donizeti Ceccato convoca todos os trabalhadores das empresas acima citadas, lotados em municípios que integram a sua base territorial, para participarem das ASSEMBLEIAS GERAIS EXTRAORDINÁRIAS a serem realizadas nas cidades e locais abaixo relacionados para deliberarem sobre a seguinte ORDEM DO DIA: a) Discussão e deliberação sobre o descumprimento por parte da empresa  do Acordo Coletivo de Trabalho relativo a PLR 2021, b) Discussão e deliberação acerca de um PLANO DE LUTA a ser implementado pela categoria; c) autorização para o Sindicato interpor ação judicial caso não seja frutífera a negociação d) Assuntos gerais do interesse da categoria.

HORÁRIOS E LOCAIS DAS ASSEMBLEIAS GERAIS EXTRAORDINÁRIAS:

GRUPO ENERGISA: Assis: no dia 14/04/22 às 07h00 em primeira convocação e às 07h30 em segunda convocação, na Rua Smith de Vasconcelos, 462, Centro; Catanduva: no dia 14/04/22, às 07h00 em primeira convocação e às 07h30 em segunda convocação, na Av. Miguel Stefano, 622; Bragança Paulista: no dia 14/04/22 às 07h30 em primeira convocação e às 08h00 em segunda convocação, na Rua Teixeira, 467, Jardim São José;

ESOL – ENERGISA SOLUÇÕES, CONSTRUÇÕES E SERVIÇOS EM LINHAS E REDES S.A., às 07h00 em primeira convocação e as 07h30 em segunda convocação, na Av. Juscelino K. de Oliveira, 1600-1706 – Jardim Morumbi, Bragança Paulista – SP 12926-010.

Além das localidades acima especificadas, com a finalidade de garantir a mais ampla participação dos trabalhadores nas decisões, o Sindicato poderá realizar assembleias em outras localidades, dias e horários, mediante a prévia convocação através de Boletins Sindicais. E, para que o presente edital chegue ao conhecimento de todos os trabalhadores interessados, determino a sua publicação no site www.sinergiaspcut.com.br.

Campinas, 12 de abril de 2022

Claudinei Donizeti Ceccato – Presidente.


Clique aqui para ter acesso ao edital no formato pdf ou vire o celular na horizontal para ampliar a imagem