Nota de apoio

Nota de apoio à vereadora Guida Calixto (PT-Campinas)

O Sinergia CUT e o Sinergia Campinas manifestam veemente apoio à vereadora Guida Calixto (PT-Campinas) e repúdio às ações que tentam desqualificar o seu trabalho de preservação da cultura da população negra e contra o racismo, com a produção da história em quadrinhos (HQ) “Territórios Negros, Nossos Passos Vêm de Longe”

Reprodução

Sinergia CUT e Sinergia Campinas

O Sinergia CUT e o Sinergia Campinas manifestam veemente apoio à vereadora Guida Calixto (PT-Campinas) e repúdio às ações que tentam desqualificar o seu trabalho de preservação da cultura da população negra e contra o racismo, com a produção da história em quadrinhos (HQ) “Territórios Negros, Nossos Passos Vêm de Longe”.  O pedido de instauração de Comissão Processante, feito nesta terça-feira (7), pelo PRTB contra o Mandato de Guida, visando sua cassação, é mais um ataque racista, misógino e antidemocrático.

A HQ foi lançada em abril deste ano. Passados mais de três meses e justamente um dia após Guida ser eleita a relatora da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) Antifacista  da Câmara de Campinas, o PRTB pede a instauração de uma CP para tentar cassá-la, com um argumento de que a vereadora praticou quebra de decoro parlamentar ao distribuir a cartilha às escolas em que, segundo o PRTB, incentiva a violência, que estaria materializada na frase “fogo aos racistas”.

É preciso salientar que a frase “fogo nos racistas” se tornou um símbolo de luta contra o racismo, desde o lançamento em 2017 da música “Olho de Tigre”, do rapper Djonga, e que racismo é crime, pressupondo então a proibição de sua prática. Entretanto, a sociedade assiste com grande perplexidade uma escalada de violência física e simbólica contra a população periférica, contra população negra. Muitos que consideram crime esta frase fazem uso de outra, que é “bandido bom é bandido morto”. A diferença é que, nesta última, há registro da morte de muitos inocentes.

Um desses casos é o assassinato de Genivaldo de Jesus Santos, um homem negro, desarmado, algemado, imobilizado e sem registro de reação à prisão, que morreu asfixiado e por insuficiência respiratória após policiais rodoviários usarem spray de pimenta e gás lacrimogêneo dentro de porta-malas de viatura com a vítima dentro.  Grandes são os desafios que se impõe a uma mulher negra, ainda mais quando ela dá voz a várias outras e que tem um trabalho antirracista, que incomoda alguns setores da sociedade.

Por isso, convocamos todas e todos para o ato em solidariedade à vereadora Guida Calixto, promovido pelo PT de Campinas,  a partir das 18h desta quarta-feira (8), no Teatro Bento Quirino, que fica na Rua Luzitana (sede provisória da Câmara de Campinas).

Fascistas, racistas, não passarão!

Sinergia CUT e do Sinergia Campinas