Luta continua

Câmara de Campinas rejeita pedido de cassação contra Guida Calixto (PT)

Questões técnico-jurídicas derrubaram pedido do PRTB; mas a luta não acabou

Camila Queiroz

Coletivo de Combate ao Racismo da Subsede da CUT-SP em Campinas

Em sessão realizada na quarta-feira, 8 de junho, a mesa diretora da Câmara dos Vereadores de Campinas rejeitou pedido de instalação de Comissão Processante (CP) contra a vereadora do Partido dos Trabalhadores (PT) Guida Calixto, apresentado pelo PRTB. O partido direitista pediu à CP contra a parlamentar por conta da publicação da HQ “Territórios Negros – nossos passos vêm de longe”, de autoria do gabinete dela, que homenageia espaços, organizações, manifestações e fatos históricos do povo negro em Campinas.

Como questões técnico-jurídicas derrubaram o pedido do PRTB, não há como projetar hipóteses sobre votação em plenário, caso ele tivesse superado este primeiro filtro. Teriam os vereadores coragem política para rejeitar ou, ainda pior, tirariam suas máscaras, revelando suas faces reais, e aprovariam a CP?

Inexistem garantias de que esta ação não será tentada novamente. Que outro pedido de natureza semelhante, mas, sem os problemas jurídicos do anterior, também não seja de novo apresentado. Isso exige, portanto, que todos os que lutamos contra o racismo, a misoginia, o machismo, a homofobia e toda e qualquer forma de discriminação e preconceito permaneçamos alertas. Não há porque baixar a guarda. O inimigo não descansa. Está sempre à espreita.

A edição da HQ “Territórios Negros – nossos passos vêm de longe” foi apenas o pretexto para apresentação do pedido de Comissão Processante. O que tem, de fato, tirado o sono dos defensores dos projetos “escola sem partido” e “escola cívico-militar” são as ações de Guida Calixto na rede pública de ensino.

A petista tem visitado escolas, levando a publicação e, para desespero da direita racista, sendo positivamente recepcionada. Ao tomar contato com o HQ, os alunos percebem que a história, sobretudo, a do povo negro, tem outros pontos de vista, bem diferentes daqueles ainda apresentados por muitos livros didáticos. Defender o mandato da vereadora Guida Calixto é lutar contra o racismo.

De fato, podem mesmo “as histórias de caçadas terem outros pontos de vistas, e não apenas aqueles dos caçadores”. É que agora os felinos também passarão a contar com seus próprios historiadores.

RACISTAS, FASCISTAS, NÃO PASSARÃO!

Coletivo de Combate ao Racismo da Subsede da CUT-SP em Campinas

Clique aqui e baixe a HQ “Territórios Negros – nossos passos vêm de longe”