CUT e sindicatos realizam ato por direitos, democracia e empregos dia 9 em Diadema

Entidades vão às ruas no Dia da Luta Operária, data de resistência da classe trabalhadora

Maria Dias/CUT-SP

CUT São Paulo

O Dia da Luta Operária, em 9 de julho, será celebrado com ato regional na cidade de Diadema (SP). A CUT e seus sindicatos levam às ruas a luta por democracia, empregos, moradia, direitos e contra a fome.

Um grande ato ocorrerá a partir das 9h, na Rua Graciosa, na Praça da Moça, na região central do município.

As entidades têm feito discussões permanentes de que o país precisa retomar o caminho do desenvolvimento, do combate à fome, da geração de emprego e renda e de melhores condições de vida.

Em ano de eleição, as organizações lembram que o destino do Brasil estará nas mãos da população brasileira. O movimento sindical entende que é preciso retomar os direitos conquistados pelos trabalhadores e trabalhadoras ao longo de anos de luta, assim como garantir uma democracia plena. . 

Mês de luta

Julho marca um período de lutas na história operária brasileira. Há 105 anos, trabalhadores do setor têxtil iniciaram uma greve contra os baixos salários e as longas jornadas de trabalho impostas a homens, mulheres e crianças, que chegavam a durar cerca de 14 horas diárias.

Na ocasião, a polícia paulista interviu de maneira truculenta e causou a morte do sapateiro José Ineguez Martinez, de apenas 21 anos, no dia 9 de julho de 1917. Uma revolta se espalhou por outras cidades brasileiras, que culminou com uma Greve Geral daquele ano.

Esse levante protagonizado pela classe trabalhadora se tornou um marco no processo de construção da identidade operária e sindical no Brasil.