CS 2022

Trabalhadores da Energisa Sul Sudeste deliberam proposta do Benefício de Farmácia nos dias 21, 22 e 26 de julho

As assembleias deliberativas serão presenciais seguindo os protocolos de segurança devido à pandemia de Covid-19. Confira aqui a proposta final e os editais de convocação. Participe!

Bira Dantas

Débora Piloni e Nice Bulhões, com informações da Secretaria Geral do Sinergia CUT

O Sinergia Campinas e o Sinergia Prudente convocam os trabalhadores de suas bases da Energisa Sul Sudeste para as assembleias extraordinárias presenciais que ocorrerão nos dias 21, 22 e 26 de julho e que irão deliberar sobre a proposta do Benefício de Farmácia (funcional card).

Vale lembrar que a empresa reembolsava o valor referente ao Benefício de Farmácia até o ano de 2020 quando, durante a negociação da Campanha Salarial, foi incluído no Acordo Coletivo de Trabalho a implementação do funcional card (cartão de compras para medicamento mediante a apresentação de receituário médico).

O modelo não obteve sucesso e, em 2021, ocorreram novas negociações sobre o tema. Os trabalhadores participaram ativamente do processo e, em assembleias deliberativas realizadas pelo Sindicato, a categoria aprovou plano de lutas que chegava ao movimento paredista, caso a empresa não voltasse para o modelo antigo.

Assim, a Energisa retomou o processo de negociação referente ao benefício e, juntamente com a empresa Funcional Card, foram realizadas visitas nas unidades e farmácias credenciadas entre os dias 06 e 10 de junho de 2022. O resultado dessas visitas e uma proposta de acordo foram apresentados durante a reunião com o Sinergia CUT no dia 23 daquele mês.

Confira abaixo a nova proposta de funcionamento do Benefício Farmácia (funcional card):

1.Revisão do rol de produtos liberados para a compra

Antigamente, a funcional card estava programada para liberar para a compra apenas produtos que considerados estritamente como medicamentos pela ANS. Tal fato, acabava limitando a utilização do benefício pelos empregados. Com a melhoria proposta pela ESS, o empregado poderá comprar qualquer produto na farmácia de sua escolha, desde que devidamente prescrito e receitado por médico regular e com CRM ativo. A partir de agora, os colaboradores poderão utilizar seu benefício farmácia para comprar vitaminas, probióticos, suplementos alimentares, cosméticos para tratamento de patologias diversas, fitoterápicos, manipulados, entre outros, desde que previstos em receituário médico.

2. Revisão do modelo de reembolso

O reembolso mostrou-se a principal dor no que tange a operacionalização do benefício, em decorrência disso, a ESS propôs uma atualização no seu modelo, conforme itens abaixo:

a) Reembolso será operacionalizado em 2 ciclos mensais: Serão disponibilizados 2 ciclos mensais para a solicitação do reembolso, o primeiro ciclo será do dia 1 ao dia 14, e o segundo ciclo será do dia 15 ao dia 27. Se o(a) trabalhador(a) solicitar dentro do primeiro ciclo, o reembolso cai dentro do mesmo mês, e se solicitar dentro do segundo ciclo, o valor cairá até o dia 10 do mês seguinte. Todas as solicitações de reembolso deverão ser realizadas anexando ao aplicativo o receituário médico (com CRM), bem como cupom fiscal do produto. Vide exemplo abaixo:

b) As solicitações de reembolso poderão se dar nos seguintes casos:

  • Se não houver rede credenciada na localidade.
  • Os casos em que o valor do produto comprado diretamente pela farmácia sejam mais barato que o produto comprado via funcional. Nesse caso, a diferença entre o valor do produto comprado diretamente na farmácia e o produto comprado utilizando a funcional card há de ser maior que R$ 10,00.

c) Os valores reembolsados serão pagos diretamente na conta do(a) trabalhador(a), e devem ser solicitados no próprio aplicativo, sem a abertura de chamado para o CSE. Ou seja, no ato da solicitação de reembolso (o passo a passo será divulgado a todos os(as) trabalhadores(ras). O trabalhador informará sua conta bancária, bem como anexará a receita e a cupom fiscal. A conta bancária precisa ser a conta do titular do benefício, ou seja, do trabalhador da Energisa Sul Sudeste.

d) Abatimento no saldo do benefício: o valor do reembolso será abatido no saldo mensal do benefício, da seguinte forma:

• Se a solicitação do reembolso for realizada até o dia 27 de cada mês, o abatimento do valor reembolsado será realizado dentro do saldo do mês.

• Caso a solicitação se dê após esse prazo, o valor reembolsado será abatido do saldo do mês seguinte.

3. Treinamento das farmácias credenciadas, através do envio de um guia prático de utilização para auxiliar as redes que atendem o benefício a aprimorar a operacionalização. Além disso, será realizada uma atualização no app da funcional card para que sejam inseridas no rol de farmácias credenciadas, as redes que ainda não apareciam na consulta pelo aplicativo.

As atualizações na política de reembolso possibilitarão a redução dos prazos que antes eram de aproximadamente 90 dias, para de 20 a 30 dias.

Caso não seja possível solicitar o reembolso pelo aplicativo devido a alguma instabilidade momentânea, atualização, ou outro fator, o(a) trabalhador(a) deverá entrar em contato com o RH.

A implantação do novo modelo, conforme a proposta, acontecerá a partir do dia 01/08/2022 e restará mantido durante toda a vigência do ACT data-base 2022/2023. Nesse período as partes analisarão e acompanharão a operacionalização desse novo formato, através das reuniões.

Caso esse novo formato se demonstre ineficiente ao longo da sua vigência, as partes se comprometem a rever o benefício em qualquer tempo.

DATAS E LOCAIS DAS ASSEMBLEIAS

O Sinergia Campinas e o Sinergia Prudente adotarão todos os protocolos de segurança necessários devido à pandemia de Covid-19. Confira abaixo os horários e locais das assembleias e participe!

Sinergia Campinas

Dia: 21/07                                                                  

08h00 – Bragança Paulista (SP)                              

10h00 – Extrema (MG)                                                    

13h00 – Camanducaia/Monte Verde                                  

15h00 – Cambuí (MG)                                                     

22/07                                                                                   

07h30 – Catanduva                                               

11h00 – Bueno Brandão (MG)                                          

15h00 – Pinhalzinho (SP)                                       

26/07                                                                          

07h30 – Assis

09h30 – Cândido Mota

11h30 – Palmital

13h30 – Tupã

14h00 – Paraguaçu Paulista

Sinergia Prudente

21/07

08h00 – P1

09h30 – Martinopólis

11h30 – Rancharia

14h00 – Osvaldo Cruz

15h30 – Adamantina

22/07        

11h30 – Presidente Venceslau

14h00 – Presidente Epitácio

15h30 – Santo Anastácio


EDITAIS DE CONVOCAÇÃO

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

ENERGISA SUL SUDESTE:

Empresa de Distribuição de Energia Vale Paranapanema (EDEVP)

Empresa Elétrica Bragantina (EEB)

Companhia Nacional de Energia Elétrica (CNEE)

Caiuá – Distribuição de Energia S.A

Companhia Força e Luz do Oeste – CFLO

Pelo presente edital, a diretoria colegiada do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Energia Elétrica de Campinas (Sinergia Campinas), representada pelo seu Presidente Claudinei Donizeti Ceccato, convoca todos os trabalhadores das empresas acima citadas, lotados em municípios que integram a sua base territorial, para participarem das ASSEMBLEIAS GERAIS EXTRAORDINÁRIAS a serem realizadas nas cidades e locais abaixo relacionados para deliberarem sobre a seguinte ORDEM DO DIA: a) Avaliação e deliberação acerca da proposta da empresa para alteração da CLÁUSULA DÉCIMA OITAVA – BENEFÍCIO FARMÁCIA do Acordo Coletivo de Trabalho 2021/2023;b) No caso de aprovação, Ratificação dos poderes outorgados à diretoria do Sindicato para firmar Termo Aditivo ao ACT 2021/2023; c) No caso de rejeição da proposta, discussão e deliberação de Plano de Lutas; d) Discussão e deliberação para transformar a presente em Assembleia Permanente; e) Assuntos Gerais de Interesse da Categoria. Locais e datas:

GRUPO ENERGISA – Empresa de Distribuição de Energia Vale Paranapanema (EDEVP), Empresa Elétrica Bragantina (EEB), Companhia Nacional de Energia Elétrica (CNEE), Caiuá – Distribuição de Energia S.A, Companhia Força e Luz do Oeste – CFLO: Assis: no dia 26/07/2022 às 07h00 em primeira convocação e às 07h30 em segunda convocação, na Rua Smith de Vasconcelos, 462, Centro; Cândido Mota: no dia 26/07/2022 às 09h00 em primeira convocação e às 09h30 em segunda convocação, na Rua Ângelo Pipolo, 459, Centro; Palmital: no dia 26/07/2022, às 11h00 em primeira convocação e às 11h30 em segunda convocação, na Rua Manoel Leão Rego, 497, Centro; Paraguaçu Paulista: no dia 26/07/2022, às 13h30 em primeira convocação e às 14h00 em segunda convocação, na Avenida Siqueira Campos, 411, Centro; Tupã: no dia 26/07/2022, às 13h00 em primeira convocação e às 13h30 em segunda convocação, na Rodovia SP 294, km 528; Catanduva: no dia 22/07/2022, às 07h00 em primeira convocação e às 07h30 em segunda convocação, na Rua Pará, 197, Centro; Bragança Paulista: no dia 21/07/2022 às 07h30 em primeira convocação e às 08h00 em segunda convocação, na Rua Teixeira, 467, Jardim São José; Pinhalzinho: no dia 22/07/2022, às 14h30 em primeira convocação e às 15h00 em segunda convocação, na Rua Hermelinda Domingues Franco, 34.

Além das localidades acima especificadas, com a finalidade de garantir a mais ampla participação dos trabalhadores nas decisões, o Sindicato poderá realizar assembleias em outras localidades, dias e horários, mediante a prévia convocação através de Boletins Sindicais. E, para que o presente edital chegue ao conhecimento de todos os trabalhadores interessados, determino a sua publicação no site do Sindicato – www.sinergiaspcut.com.br.

Campinas, 19 de julho de 2022.

Claudinei Donizeti Ceccato

Presidente


EDITAL DE CONVOCAÇÃO

ENERGISA SUL SUDESTE

Pelo presente edital, a diretoria colegiada do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Energia Hidroelétrica de Presidente Prudente (Sinergia Prudente), representada pela sua Presidente Aparecida Elvira Tonetto Zanoni, convoca todos os trabalhadores das empresas acima citadas, lotados em municípios que integram a sua base territorial, para participarem das ASSEMBLEIAS GERAIS EXTRAORDINÁRIAS a serem realizadas nas cidades e locais abaixo relacionados para deliberarem sobre a seguinte ORDEM DO DIA: a) Avaliação e deliberação acerca da proposta da empresa para alteração da CLÁUSULA DÉCIMA OITAVA – BENEFÍCIO FARMÁCIA do Acordo Coletivo de Trabalho 2021/2023;b) No caso de aprovação, Ratificação dos poderes outorgados à diretoria do Sindicato para firmar Termo Aditivo ao ACT 2021/2023; c) No caso de rejeição da proposta, discussão e deliberação de Plano de Lutas; d) Discussão e deliberação para transformar a presente em Assembleia Permanente; e) Assuntos Gerais de Interesse da Categoria. Locais e datas:

GRUPO ENERGISA – No dia 21/07/22 às 07h30 em primeira convocação e às 08h00 em segunda convocação, em P1 Presidente Prudente; às 09h00 em primeira convocação e às 09h30 em segunda convocação, em Martinópolis; às 11h00 em primeira convocação e às 11h30 em segunda convocação, em Rancharia; às 13h30 em primeira convocação e às 14h00 em segunda convocação, em Osvaldo Cruz; às 15h00 em primeira convocação e às 15h30 em segunda convocação, em Adamantina. No dia 22/07/22 às 11h00 em primeira convocação e às 11h30 em segunda convocação, em Presidente Venceslau; às 13h30 em primeira convocação e às 14h00 em segunda convocação, em Presidente Epitácio; às 15h00 em primeira convocação e às 15h30 em segunda convocação, em Santo Anastácio.

Além das localidades acima especificadas, com a finalidade de garantir a mais ampla participação dos trabalhadores nas decisões, o Sindicato poderá realizar assembleias em outras localidades, dias e horários, mediante a prévia convocação através de Boletins Sindicais. E, para que o presente edital chegue ao conhecimento de todos os trabalhadores interessados, determino a sua publicação no site do Sindicato – www.sinergiaspcut.com.br.

Presidente Prudente, 19 de julho de 2022.

Aparecida Elvira Tonetto Zanoni

Diretor Presidente