Auren Energia: vem aí a eleição para representantes de trabalhadores na Cipa

Quem está lotado na unidade de Produção Porto Primavera e faz parte do quadro efetivo pode concorrer. Inscrições devem ser feitas a partir da próxima semana e votação acontece no dia 25

Sinergia CUT

Lílian Parise, com informações da Secretaria Geral

A partir da próxima quarta-feira (10), trabalhadores e trabalhadoras da Auren Energia interessados em representar a categoria na Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio) devem fazer inscrição para concorrer à eleição, que acontece no dia 25.

Podem concorrer trabalhadores lotados na unidade de Produção Porto Primavera, compreendida pela UHE Engenheiro Sérgio Motta, Sustentabilidade e Patrimônio. Para os próximos dois anos de mandato, serão eleitos três representantes de trabalhadores, sendo dois efetivos e um suplente.  

Para ser candidato, é preciso que o trabalhador ou a trabalhadora faça parte do quadro efetivo da Auren Energia – desde que não estejam em período de desligamento programado para o mandato ou com transferência para outra localidade. Não podem mais ser candidatos os representantes dos trabalhadores que fazem parte da gestão atual e que vão completar dois mandatos consecutivos.

Importância da Cipa

Para a direção do Sinergia CUT, “a Cipa é um espaço privilegiado para potencializarmos a atuação sindical de base e resguardarmos os direitos dos trabalhadores contra a precarização das condições de trabalho que implicam em acidentes e mortes no setor. Por isso é importante a eleição de pessoas comprometidas com as reivindicações dos trabalhadores e com o fortalecimento da organização da categoria a partir dos locais de trabalho”.

Inscrição, eleição e apuração

Pelo calendário divulgado pela Auren, as inscrições podem ser feitas entre os dias 10 e 24 de maio, através de link da plataforma digital da empresa. A eleição para a gestão 2023/2024 acontece no próximo dia 25, das 6h às 23h30 e, em conformidade com o Edital de Convocação, serão eleitos os candidatos que obtiverem maioria simples de votos.

A votação acontece por meio de plataforma digital e o link de acesso será encaminhado pela Comissão Eleitoral. Ao acessar o link, no dia da eleição, trabalhadores e trabalhadoras devem votar em um único candidato, indicando nome e número.

Ainda segundo o edital, a apuração acontece no dia 26, a partir das 9h, na Sala de Reunião do Hall de Entrada da UHE Porto Primavera. Caso o quórum mínimo de eleitores não seja atingido durante a votação, a eleição pode ser prorrogada por um ou mais dias, até ser cumprida a exigência legal.

 

A luta agora é por aumento de salários e direitos!”