Sinergia CUT promove curso sobre Previdência Privada

“Curso Básico sobre Previdência Privada” acontece nesta quinta (04) e reúne lideranças sindicais, trabalhadores de base e aposentados do Sindicato que têm interesse e gostam do tema Previdência Privada visando a ocupação futura dos espaços de governança

Sinergia CUT

Débora Piloni

O que é e para que serve a Previdência Pública e Privada? Quais são os modelos de governança nos diferentes fundos de pensão da base do Sindicato? Para responder a essas e a outras perguntas o Sinergia CUT promove durante toda esta quinta-feira (04) o Curso Básico de Previdência Privada, no auditório 10 de Maio, na sede do Sinergia Campinas, em Campinas.

Fazio, Assessor Previdenciário do Sinergia CUT

O curso, ministrado pelo Assessor Previdenciário do Sinergia CUT Luciano Fazio, tem como objetivo, além de despertar o debate sobre o tema, aprimorar os conhecimentos sobre Previdência Privada visando a ocupação futura dos espaços de governança dos Participantes dos trabalhadores nos Fundos de Pensão das empresas na base.

Exatamente por isso, o público alvo desse evento são os novos dirigentes sindicais que têm interesse e gostam do tema Previdência Privada e Investimentos Financeiros e também aposentados e dirigentes que nunca participaram de instâncias de governança nos Fundos de Pensão das empresas da base como Comitê Gestor, Conselho Deliberativo e Fiscal. O curso também foi aberto para inscrição de trabalhadores da base que têm afinidade com o projeto Sinergia CUT e interesse no tema.

Segundo os dirigentes organizadores, o curso tem um conteúdo básico, com conceitos simples e grade genérica para alcançar o objetivo de ser explicativo e de trazer esclarecimentos sobre o assunto Previdência, muitas vezes, considerado tenso e sobrecarregado.

Serviço:

Curso Básico Previdência Privada

Ministrado por Luciano Fazio_Assessor Previdenciário do Sinergia CUT

Data: 04 de maio de 2023

Carga Horária: 8 horas

Local: Auditório 10 de Maio – Sede do Sinergia Campinas

Manhã: 4 horas (8h30 às 12h30) com intervalo de 10 minutos

Tarde: 4 horas (13h30 às 17h30) com intervalo de 10 minutos

TEMAS DA MANHÃ:

  • PREVIDÊNCIA (o que é e para que serve)
  • PREVIDÊNCIA PÚBLICA E PRIVADA
  • PREVIDÊNCIA PUBLICA (breve histórico mundo e Brasil)
  • PREVIDÊNCIA PRIVADA (modelo aberto e fechado e tipos de planos)

TEMAS DA TARDE:

  • PREVIDÊNCIA FECHADA NAS EMPRESAS DA BASE DO SINERGIA (Vivest, Real Grandeza e Energisa Prev)
  • REPRESENTAÇÃO NACIONAL DOS PARTICIPANTES E ENTIDADES FECHADAS (ABRAPP e ANAPAR)
  • MODELOS DE GOVERNANÇA NOS DIFERENTES FUNDOS DE PENSÃO DA NOSSA BASE (Comitê Gestor, Conselho Deliberativo, Conselho Fiscal e Assembleia Geral)
  • PARTICIPAÇÃO DOS EMPREGADOS (participantes dos planos) NOS ESPAÇOS DE GOVERNANÇA DOS FUNDOS DE PENSÃO DA NOSSA BASE.
  • CALENDÁRIO ELEITORAL E A IMPORTÂNCIA DO ENVOLVIMENTO DE TODOS

__________________________________________________________________________________