CS 2023

CS 2023: Neoenergia Elektro e demais Empresas apresentam proposta final

Na quarta rodada de negociação, empresas não atingem novamente a expectativa da pauta dos trabalhadores, mas apresentam o que chamam de proposta final. Após avaliar ponto a ponto, Sindicato realizará assembleia com a categoria. Fique ligado!

Bira Dantas

Débora Piloni e Nice Bulhões

Mais de sete horas de reunião, que começou às 9h30 e terminou às 17h desta última quinta-feira (24) com vários intervalos decorrentes da negociação que resultou em três propostas por parte das empresas e de uma contraproposta por parte dos sindicatos, a bancada patronal da Neoenergia Elektro e demais empresas apresentaram o que chamaram de “proposta final”.

Confira a proposta final

Proposta data-base 2023

  • Reajuste salarial: 3,94% retroativo a junho/2023, proporcional ao período de admissão (01/06/2022 a 31/05/2023), manutenção das condições da cláusula de reajuste salarial;
    Piso salarial: reajuste de 3,94%;
    VR/VA: 4,94% retroativo a junho/2023;
    Demais benefícios: 3,94%;
    Exclusão da mensalidade do Plano de Saúde: somente para novos trabalhadores, ou seja, admitidos após 1º/10/2023.

Proposta data-base 2024

  • Reajuste salarial: aplicação da inflação (IPCA) do período de 12 meses correspondente a data-base (manutenção das demais condições estabelecidas na cláusula de reajuste salarial);
    VR/VA: inflação medida pelo IPCA;
    Demais benefícios: inflação medida pelo IPCA
    Abono Excepcional no VR/VA: no valor de R$ 600,00 em fevereiro/24;
    Vigência do Acordo Coletivo: até 31/05/2027.

Novamente proposta “indivisível”

A Neoenergia Elektro e demais empresas ressaltaram ainda, durante a reunião, que a proposta tem sua validade vinculada à apreciação em sua integralidade, inclusive no que se refere aos reajustes do ano de 2024. Os representantes da patronal também pressionaram os sindicatos a aceitarem a “proposta final” ao afirmarem que, embora “respeitem e primem pela negociação”, caso ela seja reprovada deixará de “subsistir e não haverá condições de reabertura de negociação”.

De acordo com as empresas, para que os reajustes salariais e nos benefícios sejam aplicados na folha de setembro/2023, bem como o retroativo, os sindicatos deverão informar sobre a aprovação da proposta até o dia 08/09/2023.

Avaliação do Sindicato

Apesar de considerar que houve avanços na proposta, a bancada dos trabalhadores entende que ela ainda não atende a totalidade da pauta de reivindicação.

Porém, como a direção das empresas afirmou ser essa a proposta final, o Sinergia Campinas avaliará ponto a ponto e depois disso levará a proposta para a discussão e deliberação da categoria em assembleia. Porque a decisão final é sempre dos trabalhadores!

 A luta agora é por aumento de salários e direitos!