Basta de racismo!

Com feriado estadual, Dia da Consciência Negra será com ato na Avenida Paulista

Data homenageia o líder quilombola Zumbi dos Palmares

Dino Santos/CUT-SP

Imagem da Marcha realizada em 2022

Rafael Silva e Vanessa Ramos - CUT São Paulo

Na próxima segunda-feira, 20 de novembro, será realizada a 20ª edição da Marcha da Consciência Negra de São Paulo. Neste ano, pela primeira vez, o ato marcará a estreia do feriado estadual, que atende a uma luta histórica do movimento negro para homenagear o líder quilombola Zumbi dos Palmares.

A concentração será no vão livre do Masp, na Avenida Paulista. A CUT e seus sindicatos estarão no local a partir das 11h.

“Com o feriado estadual, a reflexão sobre a luta antirracista será amplificada na sociedade, trazendo uma contribuição significativa da comunidade negra para a construção da sociedade brasileira”, afirma a secretária de Combate ao Racismo da CUT-SP, Rosana Silva.

Em setembro, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), oficializou o Dia da Consciência Negra como feriado estadual. A autoria da lei é do deputado estadual Teonilio Barba (PT) e a proposta foi aprovada na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) em 8 de agosto.

Apesar da data já estar incorporada no calendário do estado desde 2023, somente em 106 cidades havia feriado até o ano passado.

Rosana pondera que, embora tenha havido a conquista do feriado, a situação atual no estado ainda é marcada por políticas que perpetuam a violência e o extermínio da população negra. “É importante reconhecer datas significativas na luta contra o racismo, mas, muito mais, é fundamental a implementação de políticas públicas consistentes para combater as desigualdades raciais em todos os níveis da sociedade”, diz a secretária.

Atos pelo estado

Além da cidade de São Paulo, outras cidades também terão atos para refletir e celebrar a data.

Campinas terá a 23ª edição da Marcha, com concentração a partir das 10h na Estação Cultura, na Praça Floriano Peixoto, s/nº, no centro. Já em Paranapanema, a Marcha será realizada pela primeira vez, com saída às 9h da “Garagem”, na Rua Joaquim Vieira de Medeiros, s/nº, no centro da cidade. Em seguida, às 11h, haverá homenagens, palestras e roda de samba para os participantes.

Na Baixada Santista, o ato será em Itanhaém, a partir das 14h. O início da caminhada sairá da Praça 22 de Abril, no centro.

No ABC Paulista terá ato em Mauá, com concentração na Praça do Relógio, no centro, às 10h. Na cidade, estão previstas apresentações de capoeira, bloco afro e grupo de reggae.

Já em Guarulhos o cortejo será às 9h com saída no Marco da Consciência Negra (na confluência das ruas Lucila, Anita Guastini Eiras e Arminda de Lima – próximo à praça dos Estudantes, no centro). O itinerário passará por pontos que marcam a presença negra no município, como a rua Nossa Senhora Mãe dos Homens (Pretos), o busto da Mãe Preta (praça Getúlio Vargas) e a rua Doutor Luiz Gama.

Canal de denúncias

A CUT-SP destaca neste mês o seu canal de denúncias contra o racismo no local de trabalho em parceria com a Cascone Advogados. O objetivo deste canal é receber denúncias de casos de racismo dentro do ambiente de trabalho e fazer atendimento jurídico gratuito.

Para requerer a assessoria jurídica, as pessoas vítimas de racismo podem entrar em contato com a Secretaria de Combate ao Racismo da CUT-SP por meio do WhatsApp (11) 94059-0237 ou pelo e-mail [email protected].