Democracia sempre!

Eleições Sindicais 2024 – Roteiro de Urnas

Eleições sindicais do Sinergia CUT, Sinergia Campinas e Sinergia Gasista acontecem nos dias 19 e 20 de fevereiro de 2024. Confira onde e como votar!

Bira Dantas

Junta Eleitoral 2024 do Sinergia CUT e Junta Eleitoral 2024 do Sinergia Campinas

As Juntas Eleitorais do processo eleitoral 2024 do Sinergia CUT e do Sinergia Campinas divulgam a partir desta semana, na edição do Jornal do Sinergia CUT de número 1726, o roteiro das urnas para a votação nas eleições sindicais do Sinergia Campinas (Sindicato dos Eletricitários de Campinas) e do Sinergia CUT (Sindicato dos Trabalhadores Energéticos do Estado de São Paulo).

As trabalhadoras e trabalhadores sindicalizados das empresas energéticas do estado de São Paulo participam nos próximos dias 19 e 20 de fevereiro das eleições para renovação das direções sindicais que comandarão as lutas do Sinergia Campinas (Sindicato dos Eletricitários de Campinas) e do Sinergia CUT (Sindicato dos Trabalhadores Energéticos do Estado de São Paulo) pelos próximos quatro anos e do Sinergia Gasista (Sindicato dos Gasistas) por três anos.

As três eleições acontecem de forma conjunta pela primeira vez nos dias 19 e 20 de fevereiro (segunda e terça-feira), envolvendo trabalhadores da ativa e aposentados das mais de 70 empresas de energia elétrica e de gás canalizado em todo o estado de São Paulo. A Chapa 1 do Sinergia CUT é encabeçada pelo candidato a presidente Carlos Alberto Alves. Já a Chapa 1 do Sinergia Campinas tem como candidato a presidente Claudinei Donizeti Ceccato. O encabeçador da Chapa 1 do Sinergia Gasista é Gilson Gonçalves de Souza.

A votação

A votação da eleição do Sinergia Gasista será de maneira presencial apenas na sede da entidade em São Paulo. Para os demais locais será por meio virtual por 48 horas, da 0h do dia 19 até as 24h de 20 de fevereiro, com o link a ser divulgado no site. Na eleição do Sinergia Campinas votam apenas os filiados ao Sindicato de Campinas. Na eleição do Sinergia CUT votam também os sindicalizados ao Sinergia Araraquara, Sinergia Prudente, Sinergia São José do Rio Preto, Sinergia Mococa, Sinergia Sindergel, Sinergia Bauru, além dos trabalhadores da base do Sinergia Campinas.

Com isso, as eleições para as novas direções do Sinergia Campinas e do Sinergia CUT contam com dois materiais distintos: cédula branca para o Sinergia Campinas e cédula amarela para o Sinergia CUT.

O trabalhador sindicalizado do Sinergia Campinas das regiões de Campinas, Bauru, Ribeirão Preto, Rio Claro, São José do Rio Preto, Presidente Prudente e Ilha Solteira votará duas vezes, sendo uma para o Sinergia Campinas na cédula branca e outra para o Sinergia CUT na cédula amarela. O votante deverá assinar as duas listas e não esquecer de colocar as cédulas em uma única urna. Já os eleitores dos demais sindicatos receberão apenas a cédula de votação do Sinergia CUT, a amarela.

Onde votar

  • Consulte o roteiro de urnas publicado na edição do Jornal do Sinergia CUT de número 1726 para saber o dia e o horário de votação no seu local de trabalho.
  • Aposentados e aposentadas devem votar nos locais indicados na sua cidade (urnas fixas colocadas nas macros, clubes ou associação e/ou também nas empresas).
  • As sedes das macrorregiões terão urnas fixas durante os dois dias do pleito.

Como votar

  • Compareça ao local de votação munido do crachá da empresa ou qualquer documento com foto.
  • Se o seu nome estiver na lista, você receberá a cédula de votação branca para o Sinergia Campinas e amarela para o Sinergia CUT. Se o seu nome não estiver na lista, você pode votar em separado. Trabalhadores em trânsito também podem votar em qualquer localidade. Nos dois casos, basta comprovar a sindicalização.

 

Trabalhador e trabalhadora, sua participação é fundamental nesse processo eleitoral!