3ª idade

Encontro “Vidas Idosas Importam” quer ampliar acesso a serviços para aposentados de Campinas

Evento será realizado nesta quinta (1º), a partir das 14h30, e conta com participação de representantes do INSS Campinas, da Secretaria Municipal de Transportes e da Câmara de Vereadores

Divulgação

Nice Bulhões, com informações do Coletivo de Aposentados, Aposentadas e Pensionistas do Sinergia CUT - Macro Campinas

O Coletivo de Aposentados, Aposentadas e Pensionistas do Sinergia CUT da Macro Campinas, a Associação dos Idosos de Campinas e o Coletivo de Aposentados, Aposentadas, Pensionistas, Idosas e Idosos da Subsede da CUT Campinas realizam, a partir das 14h30 desta quinta-feira (1º), o encontro “Vidas Idosas Importam”. O bate-papo será realizado no auditório 10 de Maio, na sede do Sinergia Campinas, localizado na Rua Dr. Quirino, 1509/1511, em Campinas.

O objetivo é trazer informações sobre o Acordo de Cooperação Técnica (ACT) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), um recurso utilizado para expandir parcerias entre o instituto e os órgãos públicos do país para ampliar a rede de atendimento ao cidadão, e sobre a gratuidade no transporte público de Campinas para pessoas a partir dos 60 anos. Não é preciso fazer inscrição. O evento é gratuito.

A primeira mesa irá abordar o ACT do INSS, com os palestrantes Wilson José da Silva Araújo, gerente executivo do INSS em Campinas, e Aline de Toledo Bueno, chefe do serviço de Gerenciamento do Atendimento do INSS em Campinas. Eles estarão explicando que, por meio desse recurso, os parceiros conseguem viabilizar requerimentos de benefícios assistenciais, proporcionando aumento da acessibilidade e expansão do acesso de inúmeros cidadãos aos serviços previdenciários.

Já a segunda mesa irá tratar sobre a gratuidade no transporte público para pessoas a partir dos 60 anos. Os palestrantes serão Fernando de Caires Barbosa, secretário de Transportes de Campinas, e Luiz Carlos Rossini, presidente da Câmara de Campinas.  No município, o cartão de Bilhete Único Idoso é destinado para pessoas a partir dos 65 anos, residentes em Campinas. Vale ressaltar que o cartão é opcional, uma vez que a gratuidade no transporte público é garantida para este segmento mediante apresentação de documento de identidade, conforme Artigo 39 da Lei Federal nº 10.741/03; e Artigo 230, Parágrafo 2º, da Constituição. Atualmente são cerca de 90 mil cartões de BU Idoso ativos, segundo site da Emdec.