Renovação das concessões de distribuidoras continua na pauta com o MME

Dessa vez, o compromisso foi com o secretário nacional de energia na quinta (21), em Brasília. Esteliano Neto participa da reunião e destaca também a necessidade da Eletrobras pública

Sinergia CUT

Escrito por Lílian Parise – Redação do Sinergia CUT

Depois da primeira reunião com o ministro de Minas em Energia (MME), em julho do ano passado, sindicalistas do setor energético voltaram à Brasília também para um compromisso com o secretário nacional de energia elétrica, Gentil Nogueira de Sá Junior, na última quinta-feira (21).

O encontro contou com a participação de Esteliano Gomes Neto (Sinergia Campinas, Fruse e CUT Brasil) e dirigentes da CNU, FNU, Furcen, Frune e Fruse. Em pauta, o debate sobre a renovação das concessões das empresas distribuidoras de energia elétrica e o descumprimento dos contratos de concessão, já que as distribuidoras não atendem bem à população, precarizam as condições de trabalho, rebaixam os salários e demitem profissionais, apesar do constante aumento das tarifas.

“Aproveitamos também para sugerir ao secretário uma atuação que interfira na forma de gestão do Ministério junto à Eletrobras, que está colocando em risco o sistema elétrico nacional”, pontua Esteliano Neto. “E mais uma vez deixamos clara nossa luta pelo controle social e acionário da energia e da própria Eletrobras para garantir o desenvolvimento econômico, a qualidade da energia à população e a soberania do Brasil”, destaca o sindicalista.

Lutas que transformam vidas!