Direito Histórico

Sinergia CUT na luta pela volta da Aposentadoria Especial

Esteliano Neto, dirigente do Sinergia CUT, vice-presidente do Sinergia Campinas e presidente da Fruse acompanha o debate sobre a volta da aposentadoria especial

Sinergia CUT

Escrito por Lílian Parise – Redação do Sinergia CUT

O dirigente do Sinergia CUT, vice-presidente do Sinergia Campinas, presidente da Federação Interestadual dos Urbanitários do Sudeste (Fruse) e diretor executivo da CUT Brasil, Esteliano Gomes Neto, representou as entidades na luta pela volta da aposentadoria especial para eletricitários e eleletricitárias, em debate na Câmara dos Deputados.

Em Brasília, na manhã da última quarta-feira (20), o dirigente acompanhou a reunião da Comissão Permanente de Trabalho (CPT) que discutiu o Projeto de Lei Complementar (PLC) 42/2023, que garante a concessão da aposentadoria especial para trabalhadores expostos a agentes químicos, físicos e biológicos prejudiciais à saúde, o que inclui a categoria eletricitária. 

O PLC solicita a volta desse direito a eletricitários e eletricitárias que trabalham em área de risco, expostos a choque e arco elétrico. Vale lembrar que essa é uma das propostas que tramitam no Congresso Nacional para retificar a Contrarreforma da Previdência aprovada em 2019, acabando com o direito à aposentadoria especial.

A CPT não votou o PL na quarta-feira porque houve pedido de vistas, o que acabou adiando a votação para uma data ainda não definida. Mas o Sinergia CUT continua acompanhando bem de perto essa luta.

Lutas que transformam vidas!