Gestão 2024-2027

Nova diretoria do Sinergia Gasista toma posse

Cerimônia aconteceu nesta sexta-feira (19) na sede da entidade, com a presença da vice-presidenta da CUT-SP, Ivone da Silva

Divulgação

Nice Bulhões

Os 29 dirigentes da nova diretoria do Sinergia Gasista, incluindo o presidente releeito Gilson Gonçalves de Souza, que estarão à frente da entidade sindical no triênio 2023-2027, tomaram posse na tarde desta sexta-feira (19). A cerimônia, realizada na sede do Sindicato, em São Paulo, contou com a participação da vice-presidenta da CUT-SP e presidenta do Instituto Lula, Ivone da Silva.

Ivone, ex-presidente do Sindicato Bancários de São Paulo, Osasco e Região por dois mandatos, sendo que o último terminou em julho de 2023, parabenizou o presidente reeleito Gilson e conclamou os gasistas e todos os trabalhadores a participarem do 1º de Maio, Dia do Trabalhador e da Trabalhadora, que este ano será na Neo Química Arena, o Itaquerão, e da Marcha da Classe Trabalhadora à Brasília, que está marcada para o dia 22 de maio e deverá reunir milhares de trabalhadoras e trabalhadores na Esplanada dos Ministérios. 

As bandeiras de luta das duas ações, promovidas pelas centrais sindicais, são emprego decente, correção da tabela do Imposto de Renda, juros mais baixos, aposentadoria digna, salário igual para trabalho igual e valorização do serviço público. Na marcha, um dos objetivos é apresentar ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ao Congresso Nacional uma agenda que garanta o pleno emprego, melhores salários, e desenvolvimento econômico e social para o país. Confira o depoimento dado por Ivone durante a posse.

 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Uma publicação compartilhada por Sindicato dos Gasistas SP (@sinergiagasista)

Outros convidados

Participaram ainda o presidente da Federação Interestadual dos Urbanitários do Sudeste (Fruse) e diretor executivo da CUT Brasil, Esteliano Pereira Gomes Neto, e os presidentes do Sinergia CUT, Carlos Alberto Alves, do Sinergia Campinas, Claudinei Donizeti Ceccato, e do Sinergia Sindergel, Elias Perrotti da Silva. Duas mesas foram formadas para que todos pudessem parabenizar a nova direção do Sindicato dos Gasistas e falar sobre os desafios a serem enfrentados pelos energéticos.

Esteliano Neto lembrou que acontecem as eleições para prefeitos e vereadores este ano. “Os trabalhadores precisam participar da vida política e ter o maior número de representantes da classe trabalhadora”, disse. “Precisamos preservar nossos direitos além dos muros dos nossos sindicatos, além dos muros de nossas empresas.”

Da esquerda para direita: Marcelo Fiorio, Carlos Alberto Alves, Gilson Gonçalves de Souza, Rafael Magalhães, Ivone da Silva e Esteliano Gomes Neto

Isso porque, segundo Esteliano Neto, é preciso lutar por políticas públicas e contra a ameaça das privatizações, como a da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo). “Agora, querem também (o mercado) privatizar a Petrobras, Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais) e todas as empresas públicas de água e saneamento do país. É hora de todos os sindicatos se unirem na luta, fazerem aceiros. Isso é consciência de classe. Precisamos lembrar que quem faz investimento público neste país é o Estado.”

Já Carlos Alberto contou que estava na porta da B3 para protestar contra a privatização da Emae (Empresa Metropolitana de Águas e Energia), última estatal de energia do Estado vendida no mesmo dia da posse. “Estamos com graves problemas de energia elétrica na capital e municípios do entorno e o governo estadual preocupado em privatizar.”

Ele lembrou que, quando as empresas do setor elétrico começaram a ser privatizadas, o então governador Mário Covas divulgou uma propaganda com um personagem taxista que apresentava um papel com os dizeres: somos donos das concessões privatizadas. “A propaganda dizia que o dinheiro da privatização seria usado para investir em segurança, saúde, educação, habitação e transporte público. E hoje vemos apagão. Por isso, o sindicato tem de ser cidadão. Temos de lutar!”

Da esquerda para direito: Elias Perrotti da Silva, Gilson Gonçalves de Souza, Rafael Magalhães, Claudinei Donizeti Ceccato e Roberto Tavares Ledo

Ceccato também enfatizou a importância da atuação de um sindicato cidadão, citando o fortalecimento de políticas públicas, como do Sistema Único de Saúde (SUS) e Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Falou também da importância dos trabalhadores mais jovens no movimento sindical, trazendo renovação e vitalidade.

“Os dirigentes com mais tempo de luta têm coragem e ousadia. Temos esperança de que vocês, jovens, podem fazer a luta melhor que nós, já que a luta deverá ser mais intensa e mais árdua. Clamamos por justiça social. Não podemos abaixar a cabeça”, disse Ceccato. Perrotti também falou da importância de eleger representantes dos trabalhadores para defender os direitos conquistados e buscar a ampliação deles.

 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Uma publicação compartilhada por Sindicato dos Gasistas SP (@sinergiagasista)

Democracia

O dirigente Marcelo Fiorio, responsável pelas eleições conjuntas do Sinergia CUT, Sinergia Campinas e Sinergia Gasista, realizadas em 19 e 20 de fevereiro deste ano, também participou de uma das mesas. Ele lembrou que foi na sede do Sinergia Gasista que o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) foi fundado.

Fiorio disse ainda que a democracia no país corre sérios riscos, referindo-se ao fato de que um deputado conservador foi designado relator da Mensagem de Acordos, convênios, tratados e atos internacionais (MSC) 86 de 2023, que regulamenta a Convenção nº 190 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) sobre a Eliminação da Violência e do Assédio no Mundo do Trabalho. “Nossa luta ultrapassa os muros dos sindicatos.”

Conheça a nova direção do Sinergia Gasista

 

 

QUADRO DIRETIVO DO SINERGIA GASISTA – GESTÃO 2024-2027

Presidência: Gilson Gonçalves de Souza (Empresa Comgás)

Vice-presidência: Roberto Tavares Ledo (Aposentado)

Secretaria Geral: Rafael Messias de Magalhães (Empresa Comgás)

Diretoria de Adm. e Finanças: Leandro Ferreira (Empresa Comgás)

Diretoria de Imprensa e Divulgação: Claudio Luis Moreira (Empresa Comgás)

Diretoria de Políticas Sociais: Fernando Amauri Garcia (Empresa Comgás)

Diretoria de Assuntos Jurídicos e Previdenciários: Rodrigo de Oliveira (Empresa Comgás)

Diretoria de Formação e Organização Sindical: Magali Marques (Empresa Comgás)

 

Suplentes Diretoria Executiva:

  • Ailton Carlos Rodrigues (Empresa Comgás)
  • Clício dos Anjos Oliveira (Empresa Comgás)
  • Josemir Eleandro Pessin (Empresa Nectagas)
  • Manoel Itamar de Souza (Empresa Comgás)
  • Rogério Virgínio de Andrade (Empresa Comgás)
  • Tadeu da Rocha Batista (Empresa Comgás)
  • Valdemir Próspero Junior (Empresa Comgás)

 

Conselho Fiscal Titulares:

  • Ademir Cavalheiro Brabo (Aposentado)
  • Anísio Martins Sanches (Aposentado)
  • Luiz Carlos Pimenta Arioza (Aposentado)

 

Conselho Fiscal Suplentes:

  • Benedito Martins Pires (Aposentado)
  • Miguel Carlos Gomes (Aposentado)
  • Roberto Afonso de Almeida (Aposentado)

 

 Conselho de Representantes Titulares:

  • Osvaldo Lucato (Aposentado)
  • Eurides Bernardes da Silva (Aposentado)

 

Conselho de Representantes Suplentes:

  • Suely Cruz de Moraes (Aposentado)
  • Maria Solange Vasconcelos Callejon (Aposentado)

 

Conselho de Delegados Sindicais Titulares:

  • Anilton Mauri Rampinelli (Aposentado)
  • Sonia Costa dos Santos (Aposentado)

 

Conselho de Delegados Sindicais Suplentes:

  • Jurandilson Carvalho Fernandes (Aposentado)
  • Hipólito Fernandes Neto (Empresa Comgás)

Jornal da Posse do Sinergia Gasista – clique na imagem para baixá-lo

 

 

 

Por melhores condições de trabalho e renda. Nossa luta transforma vidas