Previdência Complementar: ataques e desafios

Sinergia CUT realiza live para esclarecer trabalhadores sobre as consequências da decisão do CNPC em alterar a Resolução CGPC 08

Evento acontecerá no dia 28 de abril às 18h30, através do zoom e pelo facebook do Sindicato. Os links estão no final desta matéria e serão abertos no dia e horário previstos. Acesse, compartilhe e participe!

Débora Piloni

Evento acontecerá no dia 28 de abril às 18h30, através do zoom e pelo facebook do Sindicato. Os links estão no final desta matéria e serão abertos no dia e horário previstos. Acesse, compartilhe e participe!

Desde sempre o Sinergia CUT foi contrário à alteração proposta pela então Fundação Cesp, hoje Vivest, de troca do IGP-DI pelo IPCA nos planos previdenciários. Na avaliação dos dirigentes do Sindicato, essa mudança facilita o descumprimento dos contratos assinados e parâmetros válidos na data da aposentadoria.

Pois bem. Mesmo com o voto contrário dos conselheiros do Sinergia CUT e com toda a luta travada pelo Sindicato junto com demais entidades como a ANAPAR, Sindicato dos Engenheiros e Instituto Adecon, que desenvolveram uma série de ações para buscar reverter a decisão, em fevereiro de 2020, a Vivest aprovou em seu Conselho Deliberativo a mudança de indexador para reajuste dos planos da EMAE e da própria Vivest. Na ocasião, ao ser consultada, a Previc se eximiu de opinar sobre o assunto.

Mais: no último dia 30 de março, o Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNPC) definiu que o Conselho Deliberativo tem legitimidade para autorizar a troca de indexador da EMAE e da Vivest, abrindo precedente para que isso ocorra nas demais empresas. E, no dia seguinte, a Previc divulgou as Resoluções 201 (EMAE) e 218 (Vivest) autorizando a troca de indexador.

Com tudo isso, o Sinergia CUT vem se reunindo com as entidades representativas como a Anapar, Adecon e Sindicato dos Engenheiros, além de advogados e grupos de trabalhadores, buscando uma estratégia unificada para fazer frente a esta situação, que comprovadamente prejudica os trabalhadores ativos e assistidos.

Live debate as consequências dessa decisão do CNPC

Arte: Nice Bulhões

O Sinergia CUT promoverá uma live na próxima quarta-feira (28) para debater toda essa manobra e também a luta que está sendo travada contra ela. O evento contará com a participação de representantes do Sinergia CUT, da Adecon, do Sindicato dos Engenheiros, de trabalhador aposentado e terá como objetivo esclarecer e conscientizar a todos sobre o risco que essa decisão pode acarretar aos planos de previdência.

 A Live ocorrerá no dia 28 de abril, a partir das 18h30, na página do Sindicato no Facebook e através da plataforma zoom meetings, com mediação do jornalista do Sinergia CUT Elias Aredes Jr.

Para entrar na reunião pelo zoom, acesse o link:

https://us02web.zoom.us/j/88043727317

Para acessar a reunião pelo facebook do Sinergia CUT, basta clicar no link abaixo:

www.facebook.com/sinergiacutsp

Acesse, compartilhe e participe!

Todos pela vida: com saúde, emprego e renda!

Por Débora Piloni