Sinergia CUT realiza oficina da Campanha Salarial 2019

Elias Aredes

Debates sobre o cenário marcado por retrocessos e as expectativas futuras começaram na terça e continuam nesta quarta (13), na Colônia do Sindicato, em Praia Grande
Para enfrentar um cenário marcado por sucateamento do nível de emprego e um governo federal determinado a dificultar a ação de sindicatos independentes, dirigentes do Sinergia CUT participam nesta terça-feira (12) e quarta-feira (13), de uma oficina de preparação para a próxima edição da Campanha Salarial. O evento está sendo realizado na Colônia de Férias da entidade em Praia Grande.
Para que as discussões tivessem subsídios verdadeiros, a parte da manhã foi utilizada para uma palestra com a técnica do Dieese Adriana Marcolino, que fez um balanço dos avanços e retrocessos registrados pela classe trabalhadora, especialmente após o golpe contra Dilma Roussef . Entre as informações coletadas, uma chamou atenção: atualmente, de cada 100 trabalhadores envolvidos no mercado de trabalho, somente 35 têm carteira assinada e outros 26 são donos do próprio negócio.

No período da tarde, as discussões foram aprofundadas e cada empresa teve tempo para análise da conjuntura e as perspectivas para o próximo período. O evento termina na tarde desta quarta-feira.