Sinergia CUT em Brasília: não à privatização da Eletrobras!

Débora Piloni

Sempre na luta contra a privatização da Eletrobras, o Coletivo Nacional dos Eletricitários (CNE), através de representantes do Sinergia CUT e do STIU/DF – esteve em Brasília, na última terça-feira (26), reunido com o Deputado Federal Alencar Santana para discussão sobre o enfrentamento necessário à luta contra a entrega desse patrimônio público.
“Realizar reuniões de articulação com parlamentares é uma de nossas estratégias, já que a privatização é um retrocesso e ameaça a segurança energética do Brasil”, afirmou Wilson Marques de Almeida, representante do Sinergia CUT, em Brasília. Com ele estavam Fabiola Antezana e Cleiton de Faria (STIU – DF).
Vale lembrar que, desde o ano passado, a Câmara analisa o Projeto de Lei 9463/2018, do Poder Executivo, que regulamenta a desestatização do setor de energia no Brasil, sendo que todas as distribuidoras já foram vendidas. De lá para cá, aconteceram importantes lutas contra a privatização da Eletrobras.
Em tempo…
Está em aberto, na Câmara dos Deputados, a indicação de membros para a composição da Comissão Especial que vai propor o Código Brasileiro de Energia Elétrica – CEENERGI. Este normativo será a materialização da Consulta Pública 033/2017 do Ministério de Minas e Energia que muda o Ambiente de Contratação Regulada para transformar toda negociação em mercado livre de energia elétrica.