Aneel anuncia reajuste de tarifa na CPFL Paulista

Divulgação

Elias Aredes Junior

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou a aplicação do reajuste tarifário da CPFL Paulista e que será válida  a partir de 8/4/2019. A empresa atende 4,4 milhões de unidades consumidoras localizadas em 234 municípios do estado de São Paulo.
Ao calcular o reajuste, conforme estabelecido no contrato de concessão, a Agência considerou a variação de custos associados à prestação do serviço. Para consumidores residenciais, o aumento será 7,87% para os consumidores B1. Na classe dos consumidores cativos, o reajuste médio será de 8,34% para baixa tensão, 9,30% para alta tensão, o que produzirá um efeito médio de 8,66%.
O pagamento do empréstimo da Conta ACR e ajustes em rubrica (retirada CDE Decreto) da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) contribuíram para reduzir o reajuste em aproximadamente – 5,98%.
A Conta-ACR foi um mecanismo de repasse de recursos às distribuidoras para cobertura dos custos com exposição involuntária no mercado de curto prazo e o despacho de termelétricas entre fevereiro e dezembro de 2014. A quitação antecipada Conta-ACR foi anunciada em (20/3) durante entrevista coletiva realizada na sede da ANEEL, em Brasília.