CS 2019: Elektro lança seu pacote com maldades

Débora Piloni e Nice Bulhões

Segunda rodada da Campanha Salarial aconteceu no último dia 23. Empresa apresenta proposta que retira conquistas históricas. Rejeitada!
Além disso, Elektro quer condicionar pagamento da PLR 2019 à aprovação de seu “pacote com maldades”!
Assembleias nesta semana. Participe!

Na segunda reunião da Campanha Salarial 2019 da Elektro/EKCE/EKTTs com o Sinergia CUT, ocorrida na última quinta-feira (23), a Neoenergia apresentou seu pacote com maldades. Confira:
► Reajuste: para salários e todos os benefícios aplica o ICV do Dieese (índice final ainda não fechado), inclusive VA/VR/Cesta e Gift Card.
► Fim do pagamento quinzenal: com o pagamento total do salário no dia 25 de cada mês a partir de fevereiro de 2020.
► Parcelamento de férias: em até 3 períodos.
► 13º salário: antecipa para janeiro o pagamento da 1ª parcela a todos os trabalhadores.
► Seguro de vida: implementa o Seguro de Vida e altera a cláusula 16 do Acordo Coletivo.
► Banco de horas: uniformiza o banco de horas único com prazo para compensação de 4 meses ou 160 horas, compensação na proporcionalidade de 1 hora extra por 1 hora de descanso e paga o DSR na quitação das horas. Além disso, extingue o formulário de compensação das horas extras.
► Calendário de Compensação: uniformiza um calendário de compensação para pontes e feriados.
► Horário Flexível: implanta opcionalmente, no almoço na Sede, em Campinas, o horário flexível de 30 minutos.
► Home Office e Teletrabalho: introduz no ACT a previsão de trabalho em casa e remoto.
► Call Center: transfere o 1º atendimento telefônico de clientes para a empresa do mesmo Grupo no Nordeste, que é terceirizada. Em Campinas, implanta um “Call Center Corporativo”, com escala 5×2, folgas nos finais de semana e feriados prolongados e plano de carreira.
► Quitação Anual: inclui cláusula de quitação anual do contrato de trabalho de todos os trabalhadores.
► PCDs e Aprendizes: flexibiliza a contratação de pessoas com deficiências e aprendizes.
► Plano de Saúde: encerra o plano da Fundação Cesp e vai para o Bradesco.
► Plano Odontológico: encerra o plano da Fundação Cesp e vai para OdontoPrev Bradesco.
► Plano de Previdência: negocia para a implementação de um novo Plano de Suplementação de Aposentadoria na “Néos – Previdência Complementar” (que foi instituído pelo Grupo Neoenergia em 2018).
A proposta foi rejeitada por todos os Sindicatos e nova reunião está marcada para o dia 30, às 9h.
SÓ A LUTA TE GARANTE
O atual Acordo Coletivo da Elektro tem validade até 2022 e, na data-base deste ano de 2019, só é obrigatória a negociação das questões econômicas (reajuste de salários e benefícios).
O Sinergia Campinas entregou uma Pauta de Reivindicações enxuta solicitando reajuste de salários e benefícios pelo ICV Dieese e 2% de aumento real, PLR para 2020 e prorrogação do ACT até 2023.
Somente pediu a inclusão das seguintes cláusulas: Estabilidade para Portadores de Câncer, Licença para as trabalhadoras que tenham sofrido violência doméstica, Horas In-Itinere, Isonomia Salarial entre homens e mulheres e melhorar a redação do Desconto da Mensalidade Sindical.
A Neoenergia quer aproveitar a onda de retirada de direitos introduzida com a reforma trabalhista dos governos.
Não precisa fazer muito esforço para compreender que a Neoenergia quer economizar rios de dinheiro em cima dos trabalhadores com esse pacote com maldades.
Os trabalhadores sabem que as conquistas e direitos consagrados no ACT foram frutos de muita mobilização da categoria desde a empresa pública Cesp, passando pela Enron, Ashmore e, agora, os espanhóis da Iberdrola querem acabar com tudo isso.
O Sinergia CUT realizará assembleias nesta semana, debatendo com a categoria o impacto de cada item dessa proposta. O Sindicato continuará resistindo aos ataques de retirada de conquistas e defendendo o Acordo Coletivo.
Só a luta te garante!


PLR 2019: METAS AJUSTADAS…
… mas, ELEKTRO quer condicionar pagamento à aprovação de seu 
“pacote com maldades”. Oi???
Na mesma manhã do dia 23, ocorreu a reunião entre o Sinergia CUT e a Elektro para a continuidade da negociação dos objetivos e metas da PLR 2019.
A empresa apenas acatou a proposta de ajustar os números dos indicadores, conforme a tabela abaixo.

Com relação aos demais itens da contraproposta dos sindicatos, a Elektro não os atendeu. Pelo contrário. Quer alterar o modelo vigente com a inclusão do limitador de três folhas de pagamento no montante a ser distribuído. Mais: quer condicionar o pagamento da antecipação à assinatura de Termo Específico de PLR 2019 e à conclusão da negociação salarial da data-base.
Vale ressaltar que o argumento da empresa para o limitador é que este seria um alinhamento com as demais empresas do Grupo.
O Sinergia CUT entende que o Acordo Coletivo é vigente até 2022 e a PLR 2019 com a antecipação de julho já está garantida. O que está em negociação são apenas os objetivos com as suas metas e indicadores. Ou seja, mais uma vez, a Elektro desrespeita os trabalhadores.
PLR é direito conquistado e não moeda de troca
Para o Sindicato, o debate sobre os objtetivos dos indicadores já maturou e a entidade sindical não se furta em discutir a alteração no modelo para 2019.
O absurdo é condicionar a PLR 2019 já garantida às negociações salariais deste ano. Isso é, no mínimo, uma forma de pressionar os trabalhadores a aprovar o pacote com maldades com a retirada de direitos. Tudo em troca da PLR.
Nas assembleias desta semana, o Sinergia CUT também debaterá com os trabalhadores a PLR 2019. Participe!
Só a luta te garante!