Sinergia realiza assembleias para eleger delegados para o CECUT e CONCUT

Débora Piloni, com informações da CUT

Escolhas acontecem no próximo dia 27, no Auditório 10 de Maio, na sede do  Sinergia Campinas, em Campinas.
Os sindicatos do projeto Sinergia CUT realizam no próximo dia 27, às 17h30, no Auditório 10 de Maio, na sede do Sinergia Campinas, em Campinas, assembleias conjuntas para eleger os delegados que participarão do 13ª CONCUT (Congresso Nacional da CUT) e 15º CECUT (Congresso Estadual da CUT), que ocorrerão, respectivamente, em outubro e novembro próximos. Participarão das assembleias os seguintes Sindicatos: Sinergia Campinas,  SindLitoral, Sindergel Mococa e o Sinergia CUT.
Desta vez o CONCUT ocorrerá antes dos Congressos estaduais devido à necessidade de atualização da estratégia sindical diante da conjuntura adversa e atualização do projeto político-organizativo da CUT.
A dinâmica foi adequada para um amplo processo de construção visando intensificar os debates, definir estratégias e elaborar um plano de lutas contra os retrocessos e os ataques aos direitos da classe trabalhadora.
Sempre foi prática no Sinergia CUT o debate das teses e a elaboração de propostas sobre Energia e Organização Sindical, com base em sua experiência de liberdade e autonomia. Esse Congresso deverá ser um marco na organização cutista e o Sinergia deve também ser protagonista nesse debate.
CONGRESSO NACIONAL (CONCUT)
O 13º CONCUT (Congresso Nacional da CUT “Lula Livre” – Sindicatos Fortes, Direitos, Soberania e Democracia) será realizado de 07 a 10 de outubro, no Ginásio Municipal Falcão, na Praia Grande/SP.
A coordenação do CONCUT ressalta que “este será um dos mais importantes congressos nos 35 anos de história da CUT e acontecerá num momento em que o governo [de Jair Bolsonaro (PSL)] não esconde a intenção de destruir as conquistas e direitos dos trabalhadores e da sociedade brasileira, fragilizar o movimento sindical, a democracia e abrir mão da soberania nacional”.
E prossegue afirmando que, “aliado a esse processo, as grandes transformações no mundo do trabalho e seus desdobramentos também atingem fortemente os trabalhadores, as trabalhadoras e o movimento sindical”.
Neste sentido, a CUT e suas entidades estão empenhadas em construir o 13º CONCUT para intensificar e aprofundar o debate, definir estratégias e elaborar um plano de lutas para fazer frente aos desafios que estão colocados para a classe trabalhadora, para o movimento sindical e para o povo brasileiro.
CONGRESSO ESTADUAL (CECUT)
O 15º Congresso Estadual da CUT São Paulo – CECUT, se realizará de 08 a 10 de novembro ainda em local a definir. Na ocasião, será eleita a nova direção estadual e definido o plano de lutas e estratégias para o período 2019/2023.
Participe das assembleias!