Sindicato cobra informações sobre denúncias feitas à Energisa

Divulgação

Redação Sinergia CUT

Como se não bastasse a morosidade e a sua falta de reconhecimento com seus trabalhadores no processo negocial do ACT 2019, a Energisa maldosamente enviou a minuta da PLR 2019 com alterações que tiram dinheiro do trabalhador. É maldade que não acaba mais. Sem dizer que os quatro indicadores da PLR 2019 fecharam o mês de julho no vermelho.
O Sinergia CUT estará fazendo as alterações necessárias e reenviará para empresa a minuta. Fora a voracidade de retirar benefícios dos trabalhadores, as práticas diárias de gestão são ainda piores.
O Sinergia CUT vem recebendo diversas reclamações de gestores que, segundo os trabalhadores, “se acham mais reis do que a própria realeza”.
São inúmeras as denúncias sobre a falta de conduta desses gestores. O Sindicato informa que todas as denúncias que chegam ao seu conhecimento são encaminhadas para a empresa para serem tratadas nas mesas de negociações. O problema é que a empresa não responde às demandas que para ela, na avaliaçãos dos dirigentes sindicais, não convém resolver.
Inúmeros ofícios foram enviados pelo Sindicato à Energisa, mas não houve retorno. Dentre os assuntos em pauta estão os acidentes de trabalho. Vale ressaltar que os polos de Tupã e Epitácio, que já foram objetos de denúncias, continuam a ter os mesmos problemas de conduta.
É lamentável uma empresa como a Energisa não ter uma política de recursos humanos. A empresa simplesmente promove demissões de profissionais com anos de casa sem qualquer planejamento ou avaliação, já que não há uma análise se o trabalhador está prestes a se aposentar ou se tem outro para substituí-lo com mesmo acúmulo e conhecimento, entre outros pontos essenciais.
Meritocracia da discórdia
A meritocracia é uma ferramenta da empresa usada para semear a discórdia entre os trabalhadores. No ano de 2018, a Energisa criou unilateralmente um plano de cargos e carreiras. A primeira aplicação de mérito se deu em maio de 2018, o que trouxe um transtorno imenso entre os trabalhadores pelos critérios de avaliação adotados pela empresa.
Neste ano, no intuito de cooptar alguns trabalhadores a entender que a proposta do ACT 2019 é uma boa proposta e que tirar dinheiro da PLR também é, soltou seu plano de meritocracia no mês da data-base: agosto. O problema é que usou a mesma avaliação adotada em 2018, o que mais uma vez trouxe descontentamento e discórdia entre os trabalhadores.
Em tempo:
O Sinergia esteve na CVM no dia 03/09/2019 no intuito de solicitar a abertura de investigação e os esclarecimentos sobre o pagamento da PLR 2018. Fique atento.