CS 2019: proposta rejeitada na primeira rodada com a IE Madeira

Nova rodada terá data confirmada posteriormente

Foto Divulgação

Nice Bulhões, com informações da Secretaria Geral

Como ocorre todos os anos, a negociação para celebração do ACT da subsidiária IE Madeira ocorre sempre após o término das negociações da Cteep. Porém, este ano, a negociação só iniciou após muita insistência do Sindicato. Nesta primeira rodada, realizada nesta quarta-feira (9), foi apresentada a seguinte proposta:
 Reajuste salarial e de benefícios econômicos: 4,66% (IPCA)
√ Reajuste também nas tabelas de desconto do VA/VR: 4,66%
√ Vigência: 2 anos
 Ponto eletrônico: conforme legislação vigente
 PLR: discussão da proposta de um novo formato de PLR composta e dois indicadores: PV – Parcela Variável Transmissão (lote D) e EBITDA, ficando claro que a empresa depende de aprovação do Conselho de Administração.
A proposta foi rejeitada na mesa. Em sua manifestação, o Sindicato repudiou o fato de as negociações estarem iniciando passados quatro meses da data-base da empresa, fato esse que gera desconforto e prejuízo aos trabalhadores.
Os dirigentes sindicais também ressaltaram a falta de clareza quanto à PLR, seja no acompanhamento de metas e contratação, quanto ao cumprimento, postura que a empresa vem adotando nos últimos anos.
Quanto aos itens econômicos, o Sindicato ressaltou que o reajuste oferecido está abaixo do praticado na Cteep, que, além de contemplar aumento real nos salários, foi diferenciado nos benefícios de alimentação.
Quanto às bolsas de estudo, a entidade sindical denunciou a falta de transparência quanto à destinação das verbas e quanto à forma de aplicação. Foi solicitada a alteração dos tetos limites para possibilitar a utilização de toda a verba proposta para o programa, bem como que seja aberta discussão sobre a implantação de plano de previdência, especialmente diante das facilidades existentes no mercado. Por fim, o Sindicato pediu que não haja qualquer alteração na escala de trabalho/jornada sem prévia discussão com o Sindicato.
Nova rodada terá data confirmada posteriormente. Trabalhador, participe das assembleias informativas!
Só a luta te garante