Redução

Saiu na imprensa: Arsesp anuncia redução nas tarifas de gás canalizado das três concessionárias paulistas

Para a concessionária Gás Brasiliano foi autorizado o ajuste do custo do gás nas tarifas, com efeito a partir de 01 de junho de 2020

Assessoria de Imprensa da Arsesp

 
 

A Arsesp – Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo anunciou, em cumprimento aos Contratos de Concessão, o reajuste anual das tarifas das concessionárias de gás canalizado Comgás e Naturgy, com efeito a partir de 31 de maio de 2020. Para a concessionária Gás Brasiliano foi autorizado o ajuste do custo do gás nas tarifas, com efeito a partir de 01 de junho de 2020. Houve redução de tarifas em todos os segmentos de usuários, residencial, comercial, industrial e GNV. 
Comgás e Naturgy:
A tarifa dos usuários de gás canalizado é composta de margem de distribuição e custo do gás. A margem de ambas as concessionárias, conforme o Contrato de Concessão, foi reajustada em 6,2%, o que corresponde à variação do IGP-M entre maio de 2019 e abril de 2020, descontada de um fator de compartilhamento de ganhos de eficiência da concessionária, o Fator X. A parcela do custo do gás considera as condições dos contratos de suprimento entre concessionária e Petrobrás. A parcela foi reduzida, refletindo as quedas observadas nos preços internacionais do petróleo ao longo dos últimos meses.
Confira as tabelas com os novos valores e as reduções aplicadas

Comgás – Deliberação Arsesp 995/2020

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

 

 

Gás Brasiliano – Deliberação Arsesp 997/2020

 
A concessionária GBD tem reajuste de tarifas sempre no mês de dezembro, de acordo com o contrato de concessão. A redução de tarifas aplicadas neste momento se refere à atualização do preço do gás, similar ao realizado para Comgás e Naturgy. Também houve quedas em todos os segmentos.