Geração

ANEEL libera no primeiro semestre operação de 3 mil MW de novas usinas

O Brasil alcançou em 2020, até o momento, capacidade instalada de 172.705 MW de potência fiscalizada, de acordo com dados do Sistema de Informações de Geração da ANEEL, o SIGA, atualizado diariamente com dados de usinas em operação e de empreendimentos outorgados em fase de construção. Desse total em operação, 82,76% são impulsionados por fontes renováveis

Assessoria de Imprensa da Aneel

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) fechou o primeiro semestre de 2020 com o total de 3.003,41 megawatts (MW) liberados para operação comercial em usinas localizadas em 12 estados do País.  Com essa potência, seria possível abastecer uma cidade com cerca de 3,6 milhões de habitantes.
Com isso, foi superada a meta de novas usinas prevista para o período – que era inicialmente de 2.936,43 MW. Apenas em junho, entraram em operação comercial 141,47 MW – quase três vezes mais do que o programado para o mês, que era de 54,84 MW. Em 2020, os destaques têm sido usinas de fontes solar e eólica – cada uma com 18% do total agregado ao sistema. Neste ano também entrou em operação a usina térmica a gás Porto Sergipe I (SE), que se tornou a maior termelétrica do País.

Apesar do cenário de pandemia da Covid-19, a ANEEL tem mantido normalmente o acompanhamento da expansão da oferta de energia elétrica no Brasil. Entre as inovações utilizadas pela fiscalização da Agência está, por exemplo, o uso de tecnologias que permitem o acompanhamento de obras por imagens de satélite. Saiba mais.
Mais informações detalhadas sobre o acompanhamento da expansão da oferta de geração estão disponíveis em painéis interativos no endereço www.aneel.gov.br/fiscalizacao-dos-servicos-de-geracao. Esses painéis trazem histórico da expansão da geração desde a criação da ANEEL (1997) e, também, perspectivas futuras a partir da base de dados de todos os empreendimentos atualmente outorgados para construção.
Capacidade instalada
O Brasil alcançou em 2020, até o momento, capacidade instalada de 172.705 MW de potência fiscalizada, de acordo com dados do Sistema de Informações de Geração da ANEEL, o SIGA, atualizado diariamente com dados de usinas em operação e de empreendimentos outorgados em fase de construção. Desse total em operação, 82,76% são impulsionados por fontes renováveis.
 

 

Link curto para esta página: bit.ly/2YSo8KE

Autor: AID/Aneel