PLR 2020 Energisa: Vitória da Categoria!

Trabalhadores demonstram unidade e Energisa volta atrás na proposta de PLR. Assembleias deliberativas acontecem entre quarta (09) e quinta (10)

Débora Piloni

Trabalhadores demonstram unidade e Energisa volta atrás na proposta de PLR. Assembleias deliberativas acontecem entre quarta (09) e quinta (10)
Valeu a pressão! Após a empresa ter interpelado o Sinergia CUT e demais entidades sindicais levando o processo de negociação da PLR 2020 para o Tribunal Superior do Trabalho (TST), sindicatos e trabalhadores se reuniram em assembleia no dia 28 de agosto para demonstrar a unidade da categoria e o descontentamento com a falta de comprometimento da empresa. E isso fez toda diferença.
Na audiência realizada no dia 31, a empresa recuou em sua postura, que era, até então, de reduzir o ganho dos trabalhadores, prejudicando-os demasiadamente.
Após inúmeras argumentações comprovadas feitas pelas entidades sindicais, a empresa reconsiderou sua posição e foi possível construir uma proposta com avanço.
A PROPOSTA
A distribuição da PLR dos trabalhadores Ponto de Apoio (PA) do CSE que trabalham na base do Sinergia CUT será feita por Cataguases na mesma forma, moldes e valores negociados com o Sindicato, porém, sairá do caixa de Cataguases. Isso porque, esses trabalhadores têm direito à mesma PLR, mas não participam da mesma folha de pagamento.
O pacote do BSC, que são os indicadores a serem atingidos para cumprimento e ganho da PLR 2020, será distribuído pelo Sindicato e comissão dos trabalhadores, com uma variável de 2% para maior ou menor em relação aos pesos distribuídos em 2019.
O gatilho/teto que a empresa apresentou como proposta para frear os lucros dos trabalhadores com um percentual de 7,5% foi retirado na audiência de conciliação.
O adiantamento que deveria ter ocorrido em 30/08/2020, que não aconteceu por descumprimento de Acordo por parte da empresa, foi consensado que será de R$ 1.600,00 (a título de adiantamento, não de juros), a ser pago em  02/10/2020.
Ficou acordado que Sindicato e empresa conversarão até março de 2021 sobre a cláusula de Adiantamento da PLR 2021.
JUNTOS SOMOS MAIS FORTES
A grande conquista é fruto da unidade da categoria aliada à capacidade de intervenção do Sindicato nas negociações. “A disposição de luta dos trabalhadores pressionou a direção da Energisa a mudar de atitude. Construímos juntos essa proposta e conquistamos uma saída para a negociação. Agora é hora de deliberar! Participe da assembleia”, conclama a direção do Sinergia CUT.

A saída da crise é coletiva. O Sindicato é seu parceiro nessa luta!

CALENDÁRIO DAS ASSEMBLEIAS

QUARTA-FEIRA – 09/09

HORÁRIO              LOCAL
7h30                            Assis
9h                                Cândido Motta
11h30                          Palmital 1
13h30                          Paraguaçu Paulista
16h                              Tupã
7h30                            Bragança Paulista
11h                              Extrema
14h                              Camanducai
17h                              Cambuí
7h30                            Catanduva
13h                              Novo horizonte
 
07h30                         Sede Pres – Prudente p1
11h                             Pres Venceslau
13h30                         Pres Epitácio
15h                             Santo Anastácio
 

QUINTA-FEIRA – 10/09

HORÁRIO              LOCAL
11h                              Bueno Brandão
15h                              Pinhalzinho
09h                              Martinópolis
11h                              Rancharia
14h                              Osvaldo Cruz
15h                              Adamantina