PLR 2020 Energisa: Vitória da Categoria!

Trabalhadores demonstram unidade e Energisa volta atrás na proposta de PLR. Assembleias deliberativas acontecem entre quarta (09) e quinta (10)

PLR 2020 Energisa: Vitória da Categoria!
09 setembro 07:55 2020 Débora Piloni

Trabalhadores demonstram unidade e Energisa volta atrás na proposta de PLR. Assembleias deliberativas acontecem entre quarta (09) e quinta (10)

Valeu a pressão! Após a empresa ter interpelado o Sinergia CUT e demais entidades sindicais levando o processo de negociação da PLR 2020 para o Tribunal Superior do Trabalho (TST), sindicatos e trabalhadores se reuniram em assembleia no dia 28 de agosto para demonstrar a unidade da categoria e o descontentamento com a falta de comprometimento da empresa. E isso fez toda diferença.

Na audiência realizada no dia 31, a empresa recuou em sua postura, que era, até então, de reduzir o ganho dos trabalhadores, prejudicando-os demasiadamente.

Após inúmeras argumentações comprovadas feitas pelas entidades sindicais, a empresa reconsiderou sua posição e foi possível construir uma proposta com avanço.

A PROPOSTA

A distribuição da PLR dos trabalhadores Ponto de Apoio (PA) do CSE que trabalham na base do Sinergia CUT será feita por Cataguases na mesma forma, moldes e valores negociados com o Sindicato, porém, sairá do caixa de Cataguases. Isso porque, esses trabalhadores têm direito à mesma PLR, mas não participam da mesma folha de pagamento.

O pacote do BSC, que são os indicadores a serem atingidos para cumprimento e ganho da PLR 2020, será distribuído pelo Sindicato e comissão dos trabalhadores, com uma variável de 2% para maior ou menor em relação aos pesos distribuídos em 2019.

O gatilho/teto que a empresa apresentou como proposta para frear os lucros dos trabalhadores com um percentual de 7,5% foi retirado na audiência de conciliação.

O adiantamento que deveria ter ocorrido em 30/08/2020, que não aconteceu por descumprimento de Acordo por parte da empresa, foi consensado que será de R$ 1.600,00 (a título de adiantamento, não de juros), a ser pago em  02/10/2020.

Ficou acordado que Sindicato e empresa conversarão até março de 2021 sobre a cláusula de Adiantamento da PLR 2021.

JUNTOS SOMOS MAIS FORTES

A grande conquista é fruto da unidade da categoria aliada à capacidade de intervenção do Sindicato nas negociações. “A disposição de luta dos trabalhadores pressionou a direção da Energisa a mudar de atitude. Construímos juntos essa proposta e conquistamos uma saída para a negociação. Agora é hora de deliberar! Participe da assembleia”, conclama a direção do Sinergia CUT.

A saída da crise é coletiva. O Sindicato é seu parceiro nessa luta!

CALENDÁRIO DAS ASSEMBLEIAS

QUARTA-FEIRA – 09/09

HORÁRIO              LOCAL

7h30                            Assis

9h                                Cândido Motta

11h30                          Palmital 1

13h30                          Paraguaçu Paulista

16h                              Tupã

7h30                            Bragança Paulista

11h                              Extrema

14h                              Camanducai

17h                              Cambuí

7h30                            Catanduva

13h                              Novo horizonte

 

07h30                         Sede Pres – Prudente p1

11h                             Pres Venceslau

13h30                         Pres Epitácio

15h                             Santo Anastácio

 

QUINTA-FEIRA – 10/09

HORÁRIO              LOCAL

11h                              Bueno Brandão

15h                              Pinhalzinho

09h                              Martinópolis

11h                              Rancharia

14h                              Osvaldo Cruz

15h                              Adamantina

 

 
  Categorias: