Eleições CIPA Energisa: trabalhador vota em trabalhador! Juntos somos fortes!

As inscrições para concorrer a cipeiros da Energisa Sul Sudeste podem ser feitas até esta sexta-feira (25). Eleição acontece no dia 2 de outubro. Participe!

Lílian Parise

As inscrições para concorrer a cipeiros da Energisa Sul Sudeste podem ser feitas até esta sexta-feira (25). Eleição acontece no dia 2 de outubro. Participe!

Já é do conhecimento de todas e todos que, no próximo dia 2 de outubro, acontecem as eleições para a CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) 2020 nas empresas da Energisa Sul Sudeste, para renovação de mandato.
Um momento importantíssimo para garantir a eleição de trabalhadores comprometidos com a prevenção da saúde e o combate à precarização das condições de trabalho. Por isso,  o Sinergia CUT convoca todos os trabalhadores e as trabalhadoras para exercerem seu poder de voto para fazer valer a democracia.
Fiscalizar descasos, encarar desafios
“A eleição direta dos representantes da categoria para a CIPA é importantíssima, inclusive  para auxiliar na fiscalização e na apuração dos descasos da empresa no que diz respeito à saúde e à segurança dos trabalhadores”, destaca a direção do Sindicato.
Para os dirigentes sindicais, “o papel do cipeiro é fundamental para o dia a dia dos trabalhadores, pois ele tem como compromisso apontar, registar, parar tarefas e melhorar todos os pontos negativos no que diz respeito à saúde e à segurança nos processos de trabalho. Os cipeiros são os olhos e as bocas dos trabalhadores nos desafios enfrentados diariamente”.
“Oportunismo de gestores já é rotina”
Vale a pena relembrar que a Energisa é uma empresa extremamente focada no financeiro e que tem como objetivo principal a lucratividade acima de tudo.
Para o Sindicato, isso significa mais trabalho, menos pessoas, mais produtividade e mais cobrança ostensiva em cima dos trabalhadores e das trabalhadoras. “Não é preciso dizer que todo e qualquer acidente ou incidente sempre sobra para os trabalhadores, independente da culpabilidade ou não”, afirma.
“E, como em toda eleição de CIPA na Energisa, é fácil sempre encontrar gestores se candidatando para fazer o olhar da empresa e não dos trabalhadores. Isso é tudo que a Energisa quer, uma CIPA pautada por seus gestores, sem compromisso com a segurança e com a vida dos trabalhadores”, alerta o Sindicato.
A importância do seu voto
Nesse cenário, é obrigação de cada trabalhador e trabalhadora,  fazer valer o seu voto. “É de suma importância que os trabalhadores fortaleçam a sua luta votando em trabalhador, e não em representantes da empresa. Por isso, o Sinergia CUT conclama a categoria para que exerça seu direito de votar, votando em quem irá representar de fato e de direito os trabalhadores”, reforçam os sindicalistas. 
Por Lílian Parise