Novembro Azul: homens deixaram de se cuidar durante a pandemia

O câncer de próstata é uma doença silenciosa e, por essa razão, os exames preventivos são a melhor forma de detectá-la

DIVULGAÇÃO

SindSaúde-SP

O câncer de próstata é uma doença silenciosa e, por essa razão, os exames preventivos são a melhor forma de detectá-la

Escrito por: SindSaúde-SP
Uma pesquisa divulgada recentemente pela Sociedade Brasileira de Urologia, mostra que 55% dos homens acima de 40 anos deixaram de fazer alguma consulta ou tratamento médico durante a pandemia de Covid-19. Esse dado é preocupante e acende o sinal amarelo neste mês, em que é celebrado o Novembro Azul, campanha nacional para lembrar dos cuidados na prevenção do câncer de próstata.
No levantamento on-line, que teve 499 participantes e foi feito em 22 estados brasileiros, 57% deles também disseram ter sentido algum impacto negativo na saúde no período de isolamento social. Desse total, 9% ainda consideravam que sua saúde estaria pior do que antes da pandemia.
Em relação ao impacto do novo coronavírus na vida de uma forma geral, 88% dos entrevistados afirmaram ter sido afetados, sendo que 37% relataram ter sido muito afetados.
INCA
O câncer de próstata é uma doença silenciosa e, por essa razão, os exames preventivos (PSA e toque retal) – especialmente para os homens acima dos 45 anos ou mais jovens, se houver histórico familiar da doença – são a melhor forma de detectá-la. Quanto antes a doença for descoberta, maior é a chance de cura.
Uma cartilha sobre a doença, elaborada pelo Instituto Nacional do Câncer (NCA), também aponta que a melhor forma de preveni-la é adotar hábitos saudáveis, como a prática de exercícios físicos regularmente, uma boa alimentação, manter o peso adequado à altura, ficar longe do cigarro e beber álcool com moderação.
Estatística
Dados do INCA apontam que, em 2020, são esperados 65.840 novos casos da doença, com 15.576 mortes.
Por essa razão, o SindSaúde-SP lembra você, trabalhador da saúde, da importância de se cuidar. Sua saúde é muito importante para nós. Previna-se contra o câncer de próstata!

_________________________________________________________________________________________________________________________________________