Anulação dos processos contra Lula é Justiça sendo feita

Mas é preciso reparar danos causados ao ex-presidente e ao Brasil

ARTE: MARIA DIAS/CUT-SP

CUT São Paulo

Mas é preciso reparar danos causados ao ex-presidente e ao Brasil 

Escrito por: CUT São Paulo

A Central Única dos Trabalhadores de São Paulo (CUT-SP) celebra a decisão do ministro Edson Fachin de anular, na tarde de segunda-feira (8), todas as decisões do ex-juiz Sérgio Moro e da juíza Gabriela Hardt contra Lula no âmbito da Operação Lava Jato.

Tal decisão comprova aquilo que a CUT e a classe trabalhadora vêm defendendo desde o início: Lula é inocente e não há nenhum tipo de prova que associe o ex-presidente aos supostos casos de corrupção. Lula foi e é vítima de Lawfare – artifício usado na perseguição e manipulação dos fatos utilizando os instrumentos legais, inclusive com apoio da mídia, que faz repetidas acusações de maneiras diferentes, de forma a passar a impressão de culpa a alguém.

No entanto, ainda que a decisão de Fachin seja a mais assertiva, é preciso garantir que o ex-juiz Sérgio Moro responda por tudo o que causou não só a Lula, mas ao Brasil. Desde que a Operação Lava Jato teve início, em 2014, o país já perdeu R$ 172,2 bilhões em investimentos e encerrou 4,4 milhões de empregos, segundo estudo inédito da CUT, elaborado pelo Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos). Essa perda é 40 vezes os R$ 4,3 bilhões que o Ministério Público Federal afirma ter recuperado com a falsa operação.

Cabe, ainda, o questionamento sobre a participação de Moro durante a campanha eleitoral de 2018, na qual Lula foi impedido de disputar, Bolsonaro saiu eleito e o então juiz aceitou um cargo no novo governo, com desdobramentos de conhecimento de todos.

Não há dúvidas de que a atual situação do país possui reflexos de todo esse processo iniciado com a Operação Lava Jato e seus fiéis apoiadores.

Mas, agora, com o retorno dos direitos políticos de Lula, a classe trabalhadora volta a ter esperança de sonhar com um Brasil melhor, a partir de um plano nacional de recuperação da economia, geração de empregos decentes, conquista de direitos e respeito internacional, como já provado ser possível durante os governos populares e democráticos do próprio Lula e de Dilma.

São Paulo, 9 de março de 2021
Direção Executiva da CUT São Paulo

_________________________________________________________________________________________

Leia mais:

Fachin anula condenações de Lula e devolve direitos políticos do ex-presidente

Sérgio MoroGabriela HardtLawfareOperação Lava JatoEdson FachinLula