NA PRESSÃO: participe do tuitaço contra venda da Eletrobras e pressione deputados

O tuitaço começa às 14h desta sexta-feira (19), mas a pressão nos deputados e senadores pode ser feita qualquer dia, de qualquer lugar, basta acessar o site NA PRESSÃO e mandar o seu recado

REPRODUÇÃO

Redação CUT

Escrito por: Redação CUT 

Os eletricitários, com apoio de todas as categorias profissionais que lutam contra as privatizações, a CUT, suas confederações, federações e sindicatos realizam nesta sexta-feira (19) um tuitaço contra a privatização da Eletrobras, a partir das 14h.

Com a tag é #MPdoApagão, os trabalhadores e trabalhadoras vão  denunciar nas redes sociais o sucateamento que vem sendo promovido na empresa para justificar a venda da estatal, e alertar sobre os impactos que a privatização da Eletrobras pode causar, como contas de luz mais caras e apagões. A privatização da empresa está proposta na Medida Provisória 1.031/21, que tramita na Câmara dos Deputados.

Campanha também está no site NA PRESSÃO

A partir desta sexta a população também poderá cobrar deputados e senadores sem sair de casa.  É que entrou no ar a campanha para que todos e todas possam mandar mensagens contra a privatização para os parlamentares no site NA PRESSÃO. Todos podem mandar o seu recado usando o celular, Ipad ou computador para o e-mail dos deputados e também suas redes sociais. É rápido e fácil. Bastam alguns cliques e a mensagem será enviada.

Neste primeiro momento, a luta é para que o projeto de privatização da Eletrobras não seja colocado na pauta de votação, portanto, a primeira pressão é em cima dos líderes e membros da mesa diretora da Câmara. Acesse o NA PRESSÂO, confira rapidamente como votar e mande seu recado.

Salve a Energia

Os eletricitários iniciaram nesta quinta-feira (18) a campanha Salve a Energia contra a privatização da Eletrobras, que inclui uma série de ações, que vão de tuitaço à mobilização por meio do site NA PRESSÃO, ferramenta que facilita o contato do cidadão com os senadores e deputados que se preparam para votar o projeto que permite a venda da estatal.

O objetivo da campanha é combater fakes news oficiais de que a privatização da Eletrobras é boa para o Brasil e para os brasileiros e  esclarecer a população sobre importância de manter a estatal para a segurança energética do país, para evitar apagões e preços exorbitantes de contas de luz, que podem ocorrer caso a empresa seja vendida .

Lançamento da campanha

O lançamento oficial da campanha em defesa da Eletrobras pública Salve a Energia ocorreu por meio de um ato virtual que contou com a participação de dezenas de parlamentares de diferentes partidos e especialistas, que foram enfáticos em defender a maior estatal elétrica da América Latina e se manifestaram contrários à MP, entregue pelo governo Bolsonaro à Câmara dos Deputados. Para assistir o lançamento, clique aqui. 


Empresa na mira dos privatistas

A Eletrobras desde os tempos do governo de Fernando Henrique Cardoso (PSDB) está na mira dos privatistas e entrou também na lista das empresas que podem ser vendidas pelo governo Jair Bolsonaro.

Há uma pressão muito grande do mercado para que a estatal seja vendida, uma vez que, é altamente rentável, com grandes investimentos já realizados, em especial nas usinas hidrelétricas, como Tucuruí e Paulo Afonso, dentre outras espalhadas pelo país, e com grande capacidade de geração.

A Eletrobras é responsável por 30% da energia produzida no país e 50% da transmissão, contando com empresas do porte de Furnas, CHESF, Eletronorte , Eletronuclear e Eletrosul e CEPEL, que possuem um papel estratégico para o crescimento econômico e social nas regiões onde atuam.  

Com apoio da FNU/CNE

________________________________________________________________________________________


tuitaço contra privatizaçãoEletrobrassite na pressão