Butantan cria vacina e soro contra Covid e pede à Anvisa para fazer testes clínicos

Anvisa já autorizou testes clnicos para soro que ameniza sintomas da doença e contém avanço da infecção para risco de morte. Hoje, Butatan pede para iniciar testes da vacina

Reprodução

Redação CUT

Escrito por: Redação CUT

O Instituto Butantan desenvolveu uma nova vacina e um soro contra o novo coronavírus (Covid-19), já tem autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para iniciar os testes clínicos da pesquisa do soro em humanos e, nesta sexta-feira (26) vai pedir autorização para iniciar ensaios clínicos da vacina.

Nos testes feitos em animais, o soro hiperimune  amenizou sintomas do novo coronavírus e conteve o avanço da infecção para risco de morte. O teste em humanos, já aprovado pela Anvisa, é uma etapa chave para que o Instituto possa avançar no desenvolvimento do medicamento e, posteriormente, solicitar seu registro junto à Agência, condição necessária para que ele seja usado no mercado.

De acordo com a Folha de S Paulo, a vacina contra Covid-19 do Butantan se chama Butanvac e foi desenvolvida pelos profissionais do instituto, que lidera um consórcio internacional. O Butantan é o principal produtor e, se a vacina funcionar, o Instituto tem capacidade total de fornecimento de 85% da vacina.

O diretor do Butantan, Dimas Covas, disse à Folha ser possível encerrar todos os testes da vacina e ter 40 milhões de doses prontas antes do fim do ano. Nesta manhã, ele disse que é possível ter os ensaios prontos em apenas três meses.

“É uma segunda geração de vacina contra a Covid-19, pode haver uma análise mais rápida”, afirmou Covas ao jornal.

No Brasil, estão em andamento outros sete estudos de imunizantes, todos na fase anterior aos ensaios clínicos.

O pedido de autorização para testes clínicos da vacina do Butantan se refere às fases 1 e 2 de testes, nas quais serão avaliadas segurança e capacidade de promover resposta imune com 1.800 voluntários. Na fase 3, com até 9.000 indivíduos, é estipulada sua eficácia.

A tecnologia usada para criação da vacina Butanvac já utilizada pelo Instituto Butantan para fabricar a vacina anual contra a gripe, a partir de vírus inativado de uma gripe aviária como vetor para transportar para o corpo do paciente a proteína S integral do SARS-CoV-2.

Com informações sobre o soro da Agência Brasil

_____________________________________________________________________________________

vacina do butantaninstituto butatanvacina brasileirasoro anti covidvacina anti covid