Colegiada Sinergia CUT

Colegiada do Sinergia CUT começa nesta sexta (9) com debates sobre os impactos da pandemia no trabalho e a organização sindical

Por conta da pandemia de Covid-19, o encontro será realizado pela plataforma Zoom entre os dias 9 e 10 de abril. A programação traz ainda o lançamento de uma live para o lançamento oficial da CS 2021 pelo Facebook da entidade

Nice Bulhões, com informações da Secretaria Geral

Dirigentes do Sinergia CUT de todo o estado de São Paulo participam entre 9 e 10 de abril, pela plataforma Zoom, da Reunião da Direção Colegiada da entidade. O objetivo é promover uma reflexão sobre os cenários e desafios do movimento sindical e efetuar o lançamento da Campanha Salarial (CS) 2021. A abertura da sala está marcada para às 8h45. O evento on-line se deve à pandemia de Covid-19.

Na primeira mesa de discussão desta sexta (9), com o tema “Cenários e desafios da classe trabalhadora e a Pandemia no Brasil – perspectivas para a saúde, o trabalho e a economia”, os convidados são a deputada federal e presidenta do PT, Gleisi Hoffmann, e o médico sanitarista e professor universitário, Pedro Tourinho.

O Sinergia CUT vem realizando diversas ações para poder mitigar os impactos causados pela pandemia, com a realização de Termos de Aditamento de Covid-19 em 2020 com as empresas energéticas e recentemente com as lutas pela suspensão do corte do fornecimento de energia elétrica e pelo pagamento imediato dos valores cobrados a mais nas contas dos consumidores nos últimos anos. Como sindicato cidadão, considera essas ações uma questão humanitária.

O convidado da segunda mesa será o advogado José Eymard, com o tema “Desafios da Organização Sindical – a PEC (Projeto de Emenda Constitucional) 196”. Ela será realizada às 14h. “Apesar de hoje as principais bandeiras do movimento sindical serem a luta pela vacina e por um auxílio emergencial digno, a organização sindical também é muito debatida pelos sindicalistas; é de suma importância”, disse a secretária geral do Sinergia CUT, Cibele Granito Santana.

“Os sindicatos foram criados com a Revolução Industrial, que ainda está em transformação, com o conceito de indústria 4.0, mas há ainda quem diga que já entramos na 5ª. Então, o modelo sindical precisa responder às transformações do mundo do trabalho, que é globalizado”, explicou Cibele. “É precisa encontrar financiamentos para sobreviver.”

Dentro da programação da Colegiada está o lançamento oficial da CS 2021, que tem como mote “Todos pela vida: com saúde, emprego e renda!” Ele será feito pela página do Sinergia CUT no Facebook, às 18h desta sexta (9).

No segundo dia de evento, 10 de abril, a sala voltará a ser aberta no Zoom às 8h45. A mesa “Pandemia e Impactos na saúde e na vida dos trabalhadores (as)” ficará sob o comando da médica e pesquisadora em saúde do trabalhador Maria Maeno, e do secretário geral da Confederação Nacional do Metalúrgicos (CNM CUT) e representante da CUT na Comissão Tripartite Paritária Permanente (CTPP), Loricardo de Oliveira. A previsão de encerramento do evento é às 13h.

Confira abaixo a programação.