Brasil

1º de Maio/SP: Carreatas dos trabalhadores serão solidárias e pedirão Fora Bolsonaro

Ações estão sendo organizadas por todo Estado de São Paulo no período da manhã; Participantes irão coletar alimentos e outras doações para famílias em situação de fome

Arte: Maria Dias

Redação CUT-SP

Ações estão sendo organizadas por todo Estado de São Paulo no período da manhã; Participantes irão coletar alimentos e outras doações para famílias em situação de fome

Arte: Maria Dias/CUT-SP

notice

No próximo sábado, 1º de Maio, Dia dos Trabalhadores e das Trabalhadoras, as centrais sindicais e movimentos sociais organizam carreatas para denunciar a política genocida do governo federal que já tirou a vida de quase 400 mil pessoas no Brasil em decorrência da covid-19.

Em São Paulo, as ações serão realizados por meio de carros, motos ou bicicletas e estão previstas para o período da manhã, com saídas de diversos pontos do Estado. As carreatas contam com a participação da CUT São Paulo, CTB, Intersindical Central da Classe Trabalhadora, Intersindical Instrumento de Luta, CSP Conlutas e os movimentos sociais e populares que integram as Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo.

Entre as bandeiras de luta das centrais e movimentos, estão a defesa da vacinação para todas e todos, o fortalecimento do SUS (Sistema Único de Saúde), do auxílio emergencial de 600 reais até o fim da pandemia, dos empregos, a luta contra a volta das aulas presenciais, a fome e a carestia. Os participantes também são contrários à reforma Administrativa e as privatizações, além de pediram o fim do governo de Jair Bolsonaro (ex-PSL).

“Desde o início da pandemia, um em cada quatro trabalhadores perdeu o emprego em São Paulo e quase 4 milhões tiveram suas situações pioradas. Isso reflete a política desastrosa que tem sido aplicada não só aqui no Estado, mas como em todo o país, por meio de governos que negam condições básicas e de dignidade à população. As políticas econômicas de Bolsonaro e Doria têm fechado fábricas, aumentado a fila do desemprego e, pior, trouxe a fome de volta. Por isso, os atos deste ano pedem mudanças urgentes, além de terem o caráter solidário”, afirma Douglas Izzo, presidente da CUT São Paulo.

Na capital, há atos previstos nas regiões Sul, Leste, Norte, Oeste e Centro, com trajetos passando por diversos bairros (confira abaixo). Faixas também serão espalhadas por pontos estratégicos da cidade, como viadutos e ruas de grande circulação.

Já nas cidades que compõem o ABC Paulista, serão três pontos de concentração. Em Santo André, o ato terá início às 10h, na Avenida Artur de Queiróz, 52, no bairro Casa Branca. Também haverá uma saída no mesmo horário da Avenida Dom Pedro I, 743, no Jardim Novo Horizonte, em Rio Grande da Serra. Os participantes dessas duas carreatas se encontrarão na Avenida Portugal, no centro de Mauá, onde será realizado um drive-thru para arrecadação de alimentos. Já a terceira concentração ocorrerá em São Bernardo do Campo, às 9h, em frente ao Estádio 1º de Maio, na Rua Olavo Bilac, 240. Essa carreata seguirá em direção à Praça da Moça, em Diadema, onde também haverá um drive-thru arrecadando doações.

Também na Grande São Paulo, haverá carreatas na região do Alto Tietê com mobilização nas cidades de Arujá, Itaquaquecetuba, Ferraz de Vasconcelos, Poá, que se encontram em Suzano, às 10h, na Avenida Brasil, altua do Parque Max Feffer, e segue até o distrito de Jundiapeba, em Mogi das Cruzes, onde ocorre o encerramento junto com militantes de Mogi que saíram em carreata da região central.

Campinas terá uma carreata organizada pelos sindicatos e movimentos sociais com saída do Largo do Pará, no centro, às 10h. Os organizadores da região também arrecadarão alimentos e outras contribuições, que serão doados às famílias em situação de emergência. Para os que não puderem comparecer, mas desejam contribuir, é possível fazê-lo via PIX (BB – chave: 02436062811). Ainda em Campinas, mas no dia 30 de abril, uma missa será celebrada pela Pastoral Operária na Catedral de Campinas, às 9h. Haverá restrição de participação por conta dos protocolos de saúde.

Em Osasco, a concentração dos participantes deve ocorrer às 9h, em frente à unidade local do Sesc, na Avenida Sport Club Corinthians, às 9h. Os trabalhadores e trabalhadoras dos municípios de Barueri e Carapicuíba se unirão a essa atividade.

AGENDA DAS CARREATAS – 1º de Maio 2021

Capital – São Paulo
Atos previstos nas regiões Sul, Leste, Norte, Oeste e Centro, com trajetos passando por diversos bairros (atividades serão divulgas em breve).

Zona Leste
CARREATA 1 (São Mateus / Sapopemba / Vila Prudente / Vila Formosa / Tatuapé)
Concentração a partir das 8h30 na Rua Ursa Menor x Avenida Ragueb Chofhi na altura do número 58 – atrás do Atacadista Assaí, com saída prevista para 9h30 em direção à Praça Brasil, no – Conjunto Residencial José Bonifácio, em Itaquera.

CARREATA 2 (Cidade Tiradentes)
Concentração a partir das 9h, na ETC (Avenida dos Metalúrgicos), com saída às 9h30 em direção à Praça Brasil, no – Conjunto Residencial José Bonifácio, em Itaquera.

CARREATA 3 (Guaianases)
Concentração às 9h no DZ Guaianases (Rua Darcilena) de saem em direção à Praça Brasil, no – Conjunto Residencial José Bonifácio, em Itaquera.

CARREATA 4 (Itaquera)
Concentração às 9h no Largo da Matriz (Rua Flores Do Piauí) partindo em direção à Praça Brasil, no – Conjunto Residencial José Bonifácio, em Itaquera.

CARREATA 5 (São Miguel / Itaim Paulista)
Concentração às 9h na Praça Rotary com saída em direção à Praça Brasil, no – Conjunto Residencial José Bonifácio, em Itaquera.

CARREATA 6 (Vila Formosa / Tatuapé)
Concentração a partir das 8h20 na Rua Costureira, altura do número 777, seguem para encontro com militantes de outros bairros na Rua Ursa Menor x Avenida Ragueb Chofhi na altura do número 58 – atrás do Atacadista Assaí, de onde sem juntos às 9h30 em direção à Praça Brasil, no – Conjunto Residencial José Bonifácio, em Itaquera.

Zona Sul
CARREATA 1
Concentração às 9h na Avenida Dr. Ricardo Jaffet, a cerca de 50 metros da Rua Francisco Tapajós, com termino na Rua Vergueiro.

CARREATA 2
Concentração às 9h na Avenida Gentil de Moura (antes da lombada eletrônica), com encerramento na Estrada de São João Clímaco (fazer retorno na Igreja).

Sudeste
CARREATA 1 (Jabaquara)
Concentração às 9h na Igreja São José (Avenida Engenheiro Armando Arruda Pereira) seguindo até a Rua Fagundes Filho.

Norte
CARREATA 1
Concentração às 9h na Estrada do Sabão (Sacolão), no Jardim Maristela seguindo até o CEI Indir Vila Maria (Rua dos Condoreiros, 400 – Conjunto Promorar – Vila Maria III)

Oeste
CARREATA 1 (Largo da Batata)
Concentração às 9h nos arredores do Largo da Batata (Rua Padre Carvalho), com saída às 9h30, seguindo até a entrada da Comunidade São Remo, pela rua lateral do Mercado Roldão (Rua Baltazar Rabelo).

Centro
CARREATA 1 (Praça do Patriarca)
Concentração 9h na Praça do Patriarca, saída em direção à Prefeitura, onde faz uma parada, encerrando com no Prédio da Hilton Paes, onde a militância do Diretório Zonal do Centro e forças sociais e políticas se somam ao ato da moradia.

Centro Expandido
CARREATA 1 (Mooca)
Concentração às 9:30 na Rua dos Trilhos, seguindo até a Rua Visconde de Laguna, esquina com a Rua Javari – onde encerra a primeira parte do trajeto do local histórico da primeira Greve Operária do Brasil, em 1917, e segue até a Praça da República para encerramento final da carreata.

ABC Paulista
Santo André – Concentração às 10h na Avenida Artur de Queiróz, 52, no bairro Casa Branca.
Rio Grande da Serra – Concentração às 10h na Avenida Dom Pedro I, 743, no Jardim Novo Horizonte. Os participantes dessas duas carreatas se encontrarão na Avenida Portugal, no centro de Mauá, onde será realizado um drive-thru para arrecadação de alimentos.

São Bernardo do Campo – Concentração às 9h em frente ao Estádio 1º de Maio, na Rua Olavo Bilac, 240. Essa carreata seguirá em direção à Praça da Moça, em Diadema, onde também haverá um drive-thru arrecadando doações.

Alto Tietê
Arujá – Concentração a partir das 8h, em frente à Escola Estadual Geraldo Barbosa de Almeida, no bairro Mirante

Itaquaquecetuba – Concentração a partir das 8h, na Avenida Presidente Tancredo Neves, próximo à Estação de Itaquaquecetuba, na altura da antiga Secretaria da Educação.

Ferraz de Vasconcelos – Concentração a partir das 9h, na Avenida Jânio Quadro, altura do número 2.191 (Ethernity Motel)

Suzano – Concentração a partir das 10h, na Avenida Brasil, altura do Parque Max Feffer, onde encontra com as carreatas de Itaquá e Ferraz e segue até o Largo da Feira de Jundiapeba, em Mogi das Cruzes

Mogi das Cruzes – Concentração a partir das 10h, na Avenida Cívica, próximo ao Ginásio Municipal de Esportes, seguindo até o Largo da Feira de Jundiapeba onde encontra as carreatas de Itaquá, Ferraz e Suzano para o encerramento.

Campinas
Concentração no Largo do Pará, no centro, às 10h. Os organizadores arrecadarão alimentos e outras contribuições, que serão doados às famílias em situação de emergência.

Osasco/Carapicuíba e Barueri
Concentração em frente ao Sesc Osasco, na Avenida Sport Club Corinthians, às 9h.

Escrito por: Redação CUT-SP