ISA Cteep – Termo Emergencial COVID-19: votação on-line é aqui!

VOTAÇÃO PRORROGADA ATÉ SEXTA! A partir das 9h desta segunda (03) até as 16h de sexta (07), os trabalhadores da base do Sinergia Campinas, Sinergia Prudente, Sinergia Araraquara e Sindluz Bauru deliberam sobre a proposta de Termo Aditivo Emergencial Covid-19 aqui pelo site do Sinergia CUT. O link para votar está no passo a passo ao final da matéria. Participe!

Débora Piloni, com informações da Secretaria Geral do Sinergia CUT

Última atualização: 05 de Maio, 2021 – 11h15

VOTAÇÃO PRORROGADA ATÉ 16h de sexta-feira (07)! PARTICIPE! VOTE!!!

A partir das 9h desta segunda (03) até as 16h de sexta (07), os trabalhadores da base do Sinergia Campinas, Sinergia Prudente, Sinergia Araraquara e Sindluz Bauru vão deliberar sobre a proposta de Termo Aditivo Emergencial Covid-19 aqui pelo site do Sinergia CUT. O link para votar está no passo a passo ao final da matéria. Participe!

Após várias propostas e contrapropostas apresentadas em negociações realizadas com a empresa nos últimos quatro meses, enfim, a ISA Cteep se dobrou às exigências dos trabalhadores para compor o Termo Aditivo do ACT 2020/2022, que trata das condições diferenciadas de trabalho e jornadas para enfrentar o período de pandemia.

Votação on-line: a transmissora aceitou adequar algumas cláusulas do acordo e, com isso, nos próximos dias dias 03 a 07 de maio, os trabalhadores da base do Sinergia Campinas, Sinergia Araraquara, Sinergia Prudente e do Sindluz de Bauru deliberarão virtualmente sobre a proposta negociada para o Termo Aditivo Emergencial Covid-19 em link específico disponibilizado aqui no site do Sinergia CUT. Participe!

Sobre a proposta

Dentre as mudanças, destaca-se a conceituação de alguns termos. Uma das expressões inseridas foi o trabalho remoto. As condições de trabalho em casa foram além do vocabulário.

Algumas melhorias foram acrescidas como assegurar o direito de desconexão dos serviços nos finais das jornadas e intervalos. Essa conquista fortalece a cobrança de pagamento de horas extras comumente realizadas no trabalho remoto.

Nessa mesma linha de respeito às legislações, uma outra vitória obtida foi o fim dos acampamentos em que o trabalho era realizado em 12 horas diárias por até nove dias consecutivos. Isso tirava o direito de o trabalhador voltar para casa, pois tinha que ficar confinado dentro da empresa.

Após praticar esse modelo no ano passado, os trabalhadores entenderam que era desumano ficar longe de seus familiares. Tudo isso em um período tão crítico, em plena pandemia e exigiram o direito de voltar para a família após a jornada de trabalho diária.

A jornada de trabalho flexibilizada ficou descrita como 8 horas de trabalho e mais duas horas adicionais diárias e uma hora de intervalo para refeição por um período máximo de seis dias e outros seis dias de folga. Qualquer mudança nesse sistema deverá ser negociada com os Sindicatos que negociam com a ISA CTEEP e aprovada pela categoria. Um cenário bem diferente do termo anterior que permitia que a empresa apenas comunicasse qualquer alteração de escala de trabalho unilateralmente.

Ficou assegurado nesta proposta que as horas extras que porventura venham a ocorrer em caráter de urgência ou emergência, além das duas horas já previstas nos turnos flexibilizados de 10 horas, serão pagas conforme previsto no ACT 2020/2022.

Existiu a necessidade de se fazer essa previsão porque havia reclamações dos trabalhadores indicando que a empresa estava pagando todas as horas extras como hora normal e não era esse o entendimento combinado, descrito no termo emergencial.

O acordo será válido de 01 de janeiro a 31 de dezembro de 2021. As demais cláusulas do termo Aditivo anterior permaneceram inalteradas. Uma das cláusulas é a que prevê que, em caso de dispensa, as horas negativas do banco não serão descontadas em caso de demissão e que essas horas poderão ser compensadas em até 18 meses após o término do estado de calamidade pública.

Para os sindicatos que negociam com a ISA Cteep, a empresa tem obrigação de adotar medidas necessárias para resguardar a vida dos seus profissionais e familiares em face das medidas adotadas para a manutenção de suas atividades e a contenção da disseminação da Covid-19.

É preciso relembrar à empresa que energia é um bem público e essencial e o setor é regulamentado. E que, apesar de perdas de consumo de energia, as empresas do setor elétrico têm lucro exorbitante, como comprova o seu balanço patrimonial 2020.

Para ter acesso ao conteúdo da proposta de Termo Emergencial que está em votação, clique no link: Termo Aditivo do ACT 2020/2022 .

Saiba como votar: passo a passo para as assembleias on-line

1. Clique no link abaixo e você será direcionado para a capa do voto.

2. Leia o texto que aparece na tela que justifica a realização das assembleias virtuais e depois clique em Votar na Assembleia.

3. Agora, já na tela Reconhecimento, você deve preencher todos os dados solicitados como: nome, CPF, matrícula/prontuário, Sindicato a que pertence (Sinergia Campinas, Sinergia Prudente, Sinergia Araraquara ou Sindluz Bauru), local de trabalho, celular, e-mail particular, qual sua empresa (ISA Cteep), se é ou não associado. Não esqueça de usar a barra de rolagem. Assim que concluir essa etapa, clique na seta para continuar.

4. Será aberta, então, a tela Ordem do dia dos quatro Sindicatos e a Proposta de termo Aditivo Covid-19 para avaliação e deliberação e para a ratificação dos poderes outorgados à diretoria do Sindicato para firmar ACT, bem como representar a categoria em processo judicial perante a Justiça do Trabalho. Ao término de toda a leitura da pauta, você precisa clicar em “Estou ciente do conteúdo apresentado acima”. Depois disso, clique na seta para continuar.

5. Na tela Votação, você escolhe uma das opções para a Proposta (Aceito, Rejeito, Abstenção) e ainda pode deixar a sua sugestão. Antes de terminar, clique em “não sou um robô” (reCAPTCHA) e selecione todos os quadrados com as imagens, se solicitadas. Assim que concluir essa etapa, clique na SETA.

6. Se tudo estiver preenchido corretamente até aqui, a tela seguinte confirmará que “seu voto foi computado com sucesso” e será gerado um número de protocolo. Depois disso é só você clicar em ok e o processo já está finalizado.

Link para votar:

O link expirou às 16h do dia 7 de maio de 2021

______________________________________________________________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________________________________________________________

Leia os Editais de Convocação de cada Sindicato:

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA A SER REALIZADA POR CONSULTA AOSTRABALHADORES PELO SITE SINERGIASPCUT.COM.BR.

CIA DE TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELETRICA PAULISTA – CTEEP

Pelo presente edital, a Diretoria Colegiada do SINDICATO DOS TRABALHADORES NA INDÚSTRIA DA ENERGIA HIDROELÉTRICA DE PRESIDENTE PRUDENTE representada pelo seu Presidente Aparecida Elvira Tonetto Zanoni, considerando os Decreto Estadual 65.437/2020 que estendeu a medida de quarentena de que trata o Decreto Estadual 64.881, de 22 de março de 2020 e o Decreto Estadual 64.994 de 28 de maio de 2020, e mais recentemente os Decretos Estaduais 65.563 de 11.03.2021, Nº 65.596 de 23.03.2021 e Nº 65.613 de 08.04.2021, que instituem entre outros, o dever de não causar aglomerações em função da pandemia de Covid19; considerando o disposto no inciso II do Artigo 17 da Lei 14.020/2020, CONVOCA todos os trabalhadores da empresa citada acima lotados em todos os municípios que integram a sua base territorial, associados ou não, para que façam acesso ao site sinergiaspcut.com.br a partir do dia 03/05/2020 às 09:00 hs para tomarem ciência da proposta da empresa para celebração de “Termo Aditivo ao Acordo Coletivo – Covid-19” e mediante endereço eletrônico indicado junto às mesmas, manifestem-se, se assim desejarem, no prazo de 03 e 04/05/21, sobre a seguinte Ordem do Dia: a) – Avaliação e deliberação acerca da proposta da Empresa de termo Aditivo COVID-19; b) No caso de aprovação, ratificação dos poderes outorgados à diretoria do Sindicato para firmar Acordo Coletivo de Trabalho c) No caso de rejeição ratificação dos poderes outorgados à diretoria do Sindicato representar a categoria em processo judicial relativo ao objeto do Termo Aditivo supra citado e/ou atuar na defesa em eventual processo proposto pela empresa; d) Transformar a assembleia em caráter permanente e) Assuntos gerais do interesse da categoria; Com o objetivo de abranger a maioria dos trabalhadores, e para que o presente edital chegue ao conhecimento de todos os trabalhadores interessados, determino a sua publicação em jornal de grande circulação e em veículo oficial de comunicação do Sindicato no site sinergiaspcut.com.br,. Presidente Prudente, 26 de abril de 2021. APARECIDA ELVIRA TONETTO ZANONI – DIRETORA PRESIDENTE.

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA A SER REALIZADA POR CONSULTA AOS TRABALHADORES PELO SITE SINERGIASPCUT.COM.BR.

CIA DE TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELETRICA PAULISTA – CTEEP

Pelo presente edital, a Diretoria Colegiada do SINDICATO DOS TRABALHADORES NA INDÚSTRIA DE ENERGIA ELÉTRICA DE CAMPINAS representada pelo seu Presidente Claudinei Donizeti Ceccato, considerando os Decreto Estadual 65.437/2020 que estendeu a medida de quarentena de que trata o Decreto Estadual 64.881, de 22 de março de 2020 e o Decreto Estadual 64.994 de 28 de maio de 2020, e mais recentemente os Decretos Estaduais 65.563 de 11.03.2021, Nº 65.596 de 23.03.2021 e   Nº 65.613 de 08.04.2021, que instituem  entre outros, o dever de não causar aglomerações em função da pandemia de Covid19; considerando o disposto no inciso II do Artigo 17 da Lei 14.020/2020, CONVOCA todos os trabalhadores da empresa citada acima lotados em todos os municípios que integram a sua base territorial, associados ou não, para que façam acesso ao site sinergiaspcut.com.br a partir do dia 03/05/2021 às 09:00 hs para tomarem ciência da proposta da empresa para celebração de “Termo Aditivo ao Acordo Coletivo – Covid-19” e mediante endereço eletrônico indicado junto às mesmas, manifestem-se, se assim desejarem, no prazo de  03 e 04/05/21, sobre a seguinte Ordem do Dia: a) – Avaliação e deliberação acerca da proposta da Empresa de termo Aditivo COVID-19; b) No caso de aprovação, ratificação dos poderes outorgados à diretoria do Sindicato para firmar Acordo Coletivo de Trabalho c) No caso de rejeição ratificação dos poderes outorgados à diretoria do Sindicato representar a categoria em processo judicial relativo ao objeto do Termo Aditivo supra citado e/ou atuar na defesa em eventual processo proposto pela empresa; d) Transformar a assembleia em caráter permanente e) Assuntos gerais do interesse da categoria; Com o objetivo de abranger a maioria dos trabalhadores, e para que o presente edital chegue ao conhecimento de todos os trabalhadores interessados, determino a sua publicação em jornal de grande circulação e em veículo oficial de comunicação do Sindicato no site sinergiaspcut.com.br,. Campinas, 27 de abril de 2021. Claudinei Donizeti Ceccato. Presidente.

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA A SER REALIZADA POR CONSULTA AOS TRABALHADORES PELO SITE SINERGIASPCUT.COM.BR.

CIA DE TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELETRICA PAULISTA – CTEEP

Pelo presente edital, a Diretoria Colegiada do SINDICATO DOS TRABALHADORES NOS SERVIÇOS DE FIAÇÃO TRAÇÃO LUZ E FORÇA DE ARARAQUARA representada pelo seu Presidente Mario Sérgio Zunareli, considerando os Decreto Estadual 65.437/2020 que estendeu a medida de quarentena de que trata o Decreto Estadual 64.881, de 22 de março de 2020 e o Decreto Estadual 64.994 de 28 de maio de 2020, e mais recentemente os Decretos Estaduais 65.563 de 11.03.2021, Nº 65.596 de 23.03.2021 e   Nº 65.613 de 08.04.2021, que instituem  entre outros, o dever de não causar aglomerações em função da pandemia de Covid19; considerando o disposto no inciso II do Artigo 17 da Lei 14.020/2020, CONVOCA todos os trabalhadores da empresa citada acima lotados em todos os municípios que integram a sua base territorial, associados ou não, para que façam acesso ao site sinergiaspcut.com.br a partir do dia 03/05/2021 às 09:00 hs para tomarem ciência da proposta da empresa para celebração de “Termo Aditivo ao Acordo Coletivo – Covid-19” e mediante endereço eletrônico indicado junto às mesmas, manifestem-se, se assim desejarem, no prazo de  03 e 04/05/21, sobre a seguinte Ordem do Dia: a) – Avaliação e deliberação acerca da proposta da Empresa de termo Aditivo COVID-19; b) No caso de aprovação, ratificação dos poderes outorgados à diretoria do Sindicato para firmar Acordo Coletivo de Trabalho; c) No caso de rejeição ratificação dos poderes outorgados à diretoria do Sindicato representar a categoria em processo judicial relativo ao objeto do Termo Aditivo supra citado e/ou atuar na defesa em eventual processo proposto pela empresa; d) Transformar a assembleia em caráter permanente e) Assuntos gerais do interesse da categoria; Com o objetivo de abranger a maioria dos trabalhadores, para que o presente edital chegue ao conhecimento de todos os trabalhadores interessados, determino a sua publicação em jornal de circulação no município de Araraquara e em veículo oficial de comunicação do Sindicato no site sinergiaspcut.com.br. Araraquara, 28 de abril de 2021. Mario Sérgio Zunareli. Presidente.

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

ASSEMBLEIAS GERAIS EXTRAORDINÁRIAS do Sindicato dos Empregados na Geração, Transmissão e Distribuição de Eletricidade no Município de Bauru, estado de São Paulo.

 Pelo presente ficam convocados todos os empregados da CTEEP – COMPANHIA DE TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA PAULISTA, associados ou não desta Entidade, lotados na base territorial deste Sindicato,

para que façam acesso ao site sinergiaspcut.com.br a partir do dia 03/05/2021 às 09:00 hspara tomarem ciência da proposta da empresa para celebração de “Termo Aditivo ao Acordo Coletivo – Covid-19” e mediante endereço eletrônico indicado junto às mesmas, manifestem-se, se assim desejarem, no prazo de  03 e 04/05/21, sobre a seguinte Ordem do Dia: a) – Avaliação e deliberação acerca da proposta da Empresa de termo Aditivo COVID-19; b) No caso de aprovação, ratificação dos poderes outorgados à diretoria do Sindicato para firmar Acordo Coletivo de Trabalho c) No caso de rejeição ratificação dos poderes outorgados à diretoria do Sindicato representar a categoria em processo judicial relativo ao objeto do Termo Aditivo supra citado e/ou atuar na defesa em eventual processo proposto pela empresa; d) Transformar a assembleia em caráter permanente e) Assuntos gerais do interesse da categoria. Bauru, 28 de abril de 2021. Jesus Francisco Garcia – Secretário Geral.

________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Por Débora Piloni, com informações da Secretaria Geral do Sinergia CUT