Economia

INSS antecipa pagamento do 13º dos aposentados e pensionistas

Primeira parcela, de 50% do valor da aposentadoria, começa a ser paga ainda este mês

Pedro França/Agência Senado notice

Redação CUT

Entre os dias 25 de maio e 8 de junto, 31 milhões de aposentados e pensionistas do Brasil deverão receber a primeira parcela do 13º. O valor corresponde a 50% do valor do benefício pago pelo do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

A segunda parcela do 13º deverá ser depositada nas contas correntes juntamente com os benefícios do mês de junho de 2021, entre os dias 24 de junho a 7 de julho. Sobre o valor da segunda parcela, o INSS desconta Imposto de Renda, no caso de segurados que recebem valores mais altos.

A antecipação faz parte do pacote de medidas do governo de Jair Bolsonaro (ex-PSL), que não tem proposta efetiva para aquecer a economia e gerar emprego e renda, para enfrentar o agravamento da crise econômica provocada pelo descontrole da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) no pais. É apenas uma antecipação, que fique claro. No fim do ano os aposentados não receberão o benefício.

A medida, segundo o governo, vai injetar R$ 52,7 bilhões na economia do país, o que pode ajudar o processo de recuperação econômica.

Além dos aposentados e pensionistas, também recebem o 13º antecipado beneficiários da pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente, auxílio-reclusão e salário-maternidade.

A antecipação do 13º salário de aposentados e pensionistas em 2021 já estava prevista há algum tempo, demorou porque o governo dependia da aprovação sanção do Orçamento de 2021.

Escrito por: Redação CUT