Democracia na base

Sinergia Campinas realiza eleições para Representante Sindical

Inscrições ocorrem de 25 a 29 de outubro. Eleição acontece dias 22 e 23 de novembro

Bira Dantas - ano 2013

Débora Piloni

Inscrições ocorrem de 25 a 29 de outubro. Eleição acontece dias 22 e 23 de novembro

Nos próximos dias 22 e 23 de novembro, os trabalhadores associados do Sinergia Campinas vão dar continuidade ao processo rumo ao fortalecimento dos energéticos, elegendo por voto secreto, direto e e/ou aclamação os seus representantes sindicais.

O período de inscrição de candidatos acontece na próxima semana, das 7h do dia 25 até as 18h do dia 29 de outubro. Conforme o edital de convocação, publicado abaixo, os interessados em concorrer podem efetuar as inscrições através do email da Secretaria Geral do Sindicato ou do e-mail da respectiva macrorregião a que o candidato pertença:  [email protected] ; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]

Esta é a segunda etapa das eleições, sendo que a primeira ocorreu em junho do ano passado, quando foram eleitos 62 representantes, em 17 empresas, com mandato até 2024. Naquela ocasião, devido à gravidade da pandemia, o pleito foi totalmente virtual, através de voto on-line no site do Sinergia CUT.

Eleição presencial!

Agora, graças ao avanço da vacinação contra a Covid-19 e à melhora nos índices da pandemia, aos poucos é possível retomar as atividades presenciais, com todos os cuidados sanitários para evitar a contaminação. Assim, nesta segunda etapa da eleição de Representantes Sindicais, o Sinergia Campinas realizará o pleito nos locais de trabalho através de urnas coletoras. Excepcionalmente, nas localidades com um só candidato inscrito, a eleição poderá ser realizada por aclamação em Assembleia Geral. O mandato dos eleitos vai até 2024.

“É preciso continuar esse processo para que consolidemos nossa representação nos locais de trabalho e ampliemos nossa organização, fortalecendo o nosso projeto sindical”, afirma a direção do Sinergia CUT.

Onde haverá eleições

Desta vez, as votações acontecerão em localidades das seguintes empresas: Elektro (Elektro Redes,  Elektro Comercializadora, NC Energia, Neoenergia, Afluente Transmissão de Energia Elétrica, SE Narandiba, Potiguar Sul Transmissão de Energia, Elektro Operação e Manutenção,  EKTTs 1, 2, 3, 4, 5, 11, 12, 13, 14, 15), BTobace e CPFL (Paulista, Comercialização, Geração, Energia).

Representante Sindical

O papel do RS é ser o próprio Sindicato na base. É lutar junto com os companheiros e representá-los diante da empresa no dia a dia, além de colher e repassar à direção do Sindicato as reivindicações e sugestões dos trabalhadores.

Neste sentido, o Representante Sindical tem um papel fundamental, pois é aquele que sabe expressar as ideias do grupo de uma maneira fiel e consegue defender essas posições. É como um caminho de duas mãos: o Representante representa o seu local de trabalho no Sindicato e, inversamente, é o representante do Sindicato em seu local de trabalho.

Dias 22 e 23 de novembro: vote!

É de extrema importância a participação e o envolvimento dos trabalhadores nesse processo eleitoral. Portanto, se você é filiado ao Sindicato, participe desse movimento democrático e de organização geral da categoria.

Confira abaixo o Edital de Convocação das Eleições, que foi publicado no Jornal Agora São Paulo nesta sexta-feira (22/10):

Por Débora Piloni