CS 2021

Acordo histórico fechado na Cesp

União e garra da categoria possibilita fechar Acordo Coletivo 2021/2023 e Termo de Homologação aos demitidos. Os dois acordos devem ser assinados nesta semana. Vitória!

Sinergia CUT

Débora Piloni

União e garra da categoria possibilita fechar Acordo Coletivo 2021/2023 e Termo de Homologação aos demitidos. Os dois acordos devem ser assinados nesta semana. Vitória!

Finalmente está sendo colocado um ponto final em uma longa história marcada por unidade, muita luta, perseverança, solidariedade e disposição dos trabalhadores da Cesp. Nesta semana, estão sendo assinados o Acordo Coletivo de Trabalho 2021/2023 e o Termo de Acordo aos trabalhadores demitidos (ação judicial de reintegração).

Essa história começou há quase dois anos, durante a Campanha Salarial de 2020 que, por conta da intransigência da empresa, que não cedeu na cláusula de Política de Emprego e ainda demitiu 26 trabalhadores no final do ano passado em plena pandemia, não houve consenso nas negociações, não sendo possível fechar acordo, que foi para dissídio.

Agora, tendo em vista que a proposta de ACT 2021/2023 amplamente negociada pelo Sinergia CUT com a empresa foi aprovada por unanimidade dos trabalhadores da Cesp em assembleias no último dia 09 de novembro e essa proposta traz grandes avanços, finaliza-se então, e com vitória dos trabalhadores, uma importante etapa para a categoria!

No mesmo dia em que ocorreu a assembleia com os ativos para deliberação da proposta final (09), o Sinergia CUT também realizou assembleia por videoconferência com os trabalhadores demitidos e a grande maioria acatou a proposta de indenização e já encaminhou a procuração ao Sindicato para as devidas providências. Já no dia 10, a Cesp e Sinergia CUT, em comum acordo, peticionaram e conseguiram a suspensão do julgamento dos mandatos de segurança previsto para aquela data.

NOSSA LUTA GARANTE AVANÇOS A TODOS!

Vale ressaltar que para o êxito desta Campanha Salarial, ou seja, para que se chegasse a um Acordo, foi fundamental a unidade, o envolvimento, a mobilização, a solidariedade entre os trabalhadores da ativa e os demitidos e a disposição de luta de todos os envolvidos da base do Sinergia CUT.

Isso porque, durante o processo negocial, outros sindicatos cederam, aprovaram e assinaram a proposta feita pela empresa no meio do caminho, prejudicando em cheio a categoria. Na ocasião, a base do Sinergia CUT enfrentou a empresa e rejeitou, por ampla maioria, a proposta da Cesp, provando a força e o poder da união.

Tanto é verdade que agora, tendo em vista que o AcordO Coletivo fechado com o Sindicato é diferenciado e apresenta garantias e avanços, devido à resistência e à luta travada pelos energéticos do Estado de SP, as outras entidades sindicais terão que rever seus posicionamentos diante dos trabalhadores de suas bases. Ou seja, as conquistas alcançadas pela garra dos trabalhadores do Sinergia CUT vão beneficiar a todos os trabalhadores da Cesp.

CONQUISTAS

Vigência por dois anos, manutenção da Função Acessória por dirigir veículo da Cesp, Garantias Pré-Aposentadorias aos trabalhadores que estiverem por até 24 meses do direito à aquisição da aposentadoria, política de indenizações, melhorias no Seguro de Vida em Grupo, garantias de todas demais cláusulas existentes e ainda atualização do reajuste e retroativos de salários e benefícios do Acordo passado. Essas são algumas das conquistas do ACT amplamente negociado com a Cesp nesta Campanha Salarial. A luta foi árdua, mas valeu muito!!!

Todos pela vida: com saúde, emprego e renda!

Por: Débora Piloni

_____________________________________________________________________________________________________________________________________

NOSSA LUTA. NOSSA VITÓRIA!

Assembleia no dia 09 de novembro de 2021 aprova Acordo Coletivo histórico! Trabalhadores provam na prática que unidade, solidariedade e mobilização fazem a diferença!