AES Brasil Operações: ainda sobre as pendências do ano passado

Lílian Parise, com informações da Secretaria Geral

“Já estamos em 2022, mas as pendências ainda são de 2021”, afirma o Sinergia CUT. E, depois de muita insistência, empresa finalmente encaminha resposta eletrônica no último dia 7

Já estamos em fevereiro de 2022, mas, apesar da insistência do Sinergia CUT, a AES Brasil Operações segue com várias pendências do ano passado em aberto, mesmo sabendo da importância de uma solução para vários problemas enfrentados pela categoria.

Ainda no segundo semestre do ano passado, o Sindicato participou de algumas reuniões com a empresa, mas alguns retornos ficaram sem respostas até o último dia 7, quando finalmente a AES encaminhou uma mensagem eletrônica à entidade. Confira as respostas da empresa às reivindicações do Sindicato:

  1. Agendamento de reunião com a Vivest para o dia 10/02, das 13h às 17h, para prestar esclarecimentos sobre o aporte financeiro, referente ao reconhecimento de tempo de 14 trabalhadores que encaminharam documentos aos sindicato entre outubro e novembro de  2021.
  1. Depósito na conta do Plano Tiete CD, onde cada trabalhador que migrou do PSAP para o plano CD teria direito a um valor a ser pago pela empresa. Anteriormente esse depósito deveria ocorrer em janeiro. Agora a empresa informa que está providenciando junto à Vivest para que isso ocorra em março. Posteriormente, a AES divulgará o valor que será depositado na conta dos trabalhadores.
  1. Quanto à apresentação para os trabalhadores nos locais de trabalho sobre a metodologia do Plano de Cargos e Salários, que é uma pendência do ACT 2021-2024, e que deveria ter acontecido em setembro do ano passado, a empresa disse que está elaborando um calendário para fazer isso ainda no primeiro trimestre deste ano.  
  1. Em relação à precarização na realização dos exames médicos periódicos em algumas localidades, a empresa apresentará uma proposta ao Sindicato sobre os procedimentos realizados para, posteriormente, fazer os ajustes necessários para um bom atendimento.
  1. Sobre o valor base da PLR, o Sindicato solicitou da empresa a apuração dos dados da PLR, ressaltando que o período de verificação é de 01/01/2021 a 31/12/2021. A AES se comprometeu a encaminhar ao Sindicato.
  1. O Sindicato vem cobrando da Vivest e da AES há muito tempo, com mais insistência recentemente, para que o atendimento de saúde (hospitalar e odontológico) seja melhorado, diante do grande número de reclamações dos trabalhadores, como falta de profissionais, descredenciamento de profissionais e clinicas, dificuldade em credenciar novos profissionais etc. O Sindicato realizou uma reunião tanto com a empresa como com a Vivest e aguarda  solução, lembrando que para os executivos da empresa foi contratado um plano Ouro e reivindicando um tratamento igualitário a todos os trabalhadores, com melhor qualidade e mais abrangência na rede de atendimento.

7. Horário Flexível: o Sindicato cobrou da empresa que essa prática não está regrada em nenhum Acordo ou Termo Aditivo com a entidade e que, portanto, não deve ocorrer. Solicitou a não utilização desse mecanismo.

8. O Sindicato solicitou também informações no que diz respeito ao enfrentamento da pandemia para garantir saúde e segurança do quadro próprio e de terceiros. A empresa encaminhou um documento, que reproduzimos abaixo:

Protocolos de prevenção da disseminação da covid – Variante Ômicron

1) O uso de milhares de testes rápidos. A empresa possui estoque ou fornecedores que possam entregá-los rapidamente? Do mesmo modo, possui estoques de máscaras N95, uma vez que muitos médicos vêm recomendando que o uso de máscaras cirúrgicas ou de pano são insuficientes para proteger contra a Ômicron?

A AES, desde o início da pandemia vem realizando campanhas de testes preventivos em sua força de trabalho. Tem contrato com a empresa Labormed que gerencia os agendamentos com as clínicas de testes e também as campanhas de testes in company. Adicionalmente, a AES contratou uma segunda empresa a Ambiental Medicina Ocupacional para realizar campanhas frequentes in company com disponibilidade de mais de 3000 testes. Vale destacar que somente em 2021 a AES investiu R$ 831 mil em testes de covid com sua força de trabalho.

Em relação as máscaras, a AES desde o início da pandemia estabeleceu o uso da máscara PFF2 para sua força de trabalho e também passou a fornecer a mesma máscara para todos os contratados que ingressem em suas instalações. Atualmente a AES tem em estoque mais de 66 mil máscaras PFF2 e utilizou mais de 70 mil máscaras em 2021, com investimento de R$ 200 mil.

2) A colocação dos trabalhadores em home office, caso o trabalho presencial fique inviabilizado ante a rápida transmissão da Ômicron;

A AES desde Marco/2020, vem trabalhando em regime de home-office e manteve sua força de trabalho em home-office em todo esse período. A AES tem estrutura para o trabalho em home-office que pode atender toda empresa. Para o contingente essencial às operações, ações foram tomadas para garantir a continuidade das operações.

• Triagem diária dos sintomas
• Medição de temperatura
• Comprovação do ciclo vacional
• Reserva de lugares nos escritórios com aplicativo específico
• Reforço de todos os protocolos de prevenção da covid
• Palestra com o médico do trabalho
• Treinamentos
• Parada de segurança com todos os trabalhadores
• Ampliação dos testes de covid
• Trabalhos em “bolhas” grupos específicos para evitar contaminações cruzadas entre equipes
• Revisão do turno das equipes do COGE – Centro de Operações.

3) Para os casos em que seja inviável o trabalho em home office, há plano para redesenho dos locais de trabalho, uma vez que o distanciamento de 2 metros parece claramente insuficiente para proteger da Ômicron?

A AES promoveu as adequações de suas instalações e estabeleceu as capacidades por ambiente, dessa forma, garantindo o devido distanciamento. Adicionalmente, o uso da máscara PFF2 obrigatório garante a adequada proteção entre aos trabalhadores.

Nos ambientes com maior concentração de pessoas, além de promover as adequações das instalações, a AES instalou sistema de tratamento térmico no ar-condicionado contra vírus e bactérias, além de ofertar em nossos escritórios proteções de acrílico que separam as mesas.

4) Plano para que os trabalhadores em atividade presencial possam chegar a seus locais de trabalho com segurança, uma vez que possivelmente os transportes públicos serão focos terríveis de contaminação da Ômicron;

A AES desde o início da pandemia fez adequação dos meios de transporte de seus trabalhadores. A AES estabeleceu uma separação mínima em veículos, Vans e Ônibus de forma a garantir o distanciamento. Além disso o uso da máscara PFF2 é obrigatório em todo deslocamento.

5) Novas medidas de higiene diante da propagação da Ômicron;

A AES já estava trabalhando com um regime de limpeza intensificado não havendo necessidade de mudança nesse momento. Vale destacar que em todos as unidades há grande quantidade de pontos para higienização das mãos e mesas.

6) Além do trabalho remoto, quais outras medidas organizacionais estão sendo planejadas para a proteção dos trabalhadores em relação à Ômicron? Ademais, quais os obstáculos, a esta altura da pandemia, que existiriam para a colocação dos trabalhadores em trabalho remoto, no caso se esta medida ainda não ter sido adotada?

A AES tem um canal de comunicação semanal para todos os trabalhadores onde divulga informações sobre o momento que estamos enfrentando da pandemia. Nessa comunicação, além das informações sobre a pandemia, também são divulgados os números de casos ativos e os indicadores de casos de covid em nossa região de atuação.

7) Qual é o plano da empresa para fornecimento de suporte à saúde dos trabalhadores e de suas famílias infectados com a nova variante do vírus?

A AES estabeleceu contrato com a empresa Labormed para suporte no monitoramento da covid. Todos os casos confirmados são reportados ao médico do trabalho para realizar o acompanhamento dos casos e passar orientações em caso de dúvidas pelos trabalhadores.

8) Quanto à saúde e segurança do trabalho, quais medidas a empresa está adotando para adequar o seu funcionamento às diretrizes estabelecidas nas novas redações das Normas Regulamentadoras?

A AES incluiu em seu PCMSO o risco da covid e estabeleceu medidas de controle para prevenir a disseminação da covid no ambiente laboral. Além das medidas básicas, como higienização, distanciamento e uso de máscara, a AES monitora o programa de vacinação de sua força de trabalho e de seus contratados e considera como essencial o programa de vacinação para enfrentamento da pandemia. Adicionalmente, estabeleceu protocolos rígidos que incluiu a triagem diária, com medição de temperatura de toda força de trabalho que ingressa nas instalações da companhia, incluindo a verificação da vacinação. Além das Normas Regulamentadoras, a AES está cumprindo rigorosamente todas as medidas de prevenção, controle e mitigação dos riscos de transmissão do coronavírus e variantes, em conformidade com os protocolos estabelecidos na Portaria mais recente do Ministério do Trabalho e Ministério da Saúde, publicada em 20 de janeiro de 2022.

Por Lílian Parise, com informações da Secretaria Geral