Colegiada

Emoção marca a abertura da Reunião de Colegiada do Sindicato

Antes do início dos trabalhos, foi feita uma homenagem póstuma a dois dirigentes e a duas ex-trabalhadoras que faleceram em 2021

Redes sociais/Montagem

Nice Bulhões e Elias Aredes Júnior

A emoção tomou conta da abertura da Reunião de Direção Colegiada do Sinergia CUT e do Sinergia Campinas, realizada nesta sexta-feira (01), na Colônia de Férias do Sindicato, em Praia Grande (SP), por conta da homenagem póstuma a dois dirigentes e a duas ex-trabalhadoras que faleceram em 2021. As imagens de Ana Magni, Marcia Pinatti, Edi Carlos Miranda de Lima e Carlos Augusto Galvani Marchese (os dois últimos eram dirigentes do Sinergia CUT e do Sinergia Campinas), apareceram no telão do auditório, deixando muitos dirigentes e trabalhadores emocionados.  

Foto: Redes sociais/Montagem

Com a iluminação do auditório à meia luz, a secretária-geral do Sinergia CUT, Cibele Granito Santana, leu um trecho do texto de Rubem Alves:

Secretária-geral do Sinergia CUT, Cibele Granito Santana
Foto: Mauro Calove

 

“Dizem as escrituras sagradas: ´Para tudo há o seu tempo. Há tempo para nascer e tempo para morrer´. A morte e a vida não são contrárias. São irmãs. A ´reverência pela vida´ exige que sejamos sábios para permitir que a morte chegue quando a vida deseja ir.”

Após a leitura, os cerca de 70 dirigentes disseram em coro: “Presente!”

Mesmo com todas as luzes acesas, o sentimento de saudade atingiu a todos. O presidente do Sinergia Campinas, Claudinei Donizeti Ceccato, falou sobre esses últimos dois anos de perdas, sejam as causadas pela pandemia de covid-19 sejam por outras doenças, acidentes ou tragédias. “Nós nascemos para viver com qualidade de vida e morrer na velhice”, disse.

Segundo ele, foram anos de desafio a todos, mas especialmente para o Sindicato, que teve de se adaptar em soluções virtuais. “Desde 18 de março de 2020, decidirmos deixar nossos trabalhadores em home office, reduzindo a jornada, sem reduzir salário”, disse. “Enquanto isso, buscamos a atender a base por meio virtual e, presencialmente, por meio de nossos dirigentes sindicais. Por isso, nossos mais sinceros agradecimentos a eles.”

Presidentes do Sinergia Campinas e do Sinergia CUT, Claudinei Donizeti Ceccato e Carlos Alberto Alves (com microfone), respectivamente, falaram para os cerca de 70 dirigentes sindicais | Foto: Mauro Calove

O presidente do Sinergia CUT, Carlos Alberto Alves, endossou a palavras de Ceccato e aproveitou para agradecer, especialmente, a todas as mulheres e aos eletricitários aposentados “por pavimentarem a estrada para que o sindicato fosse hoje o que é”. “Temos de ter orgulho do que a gente faz e o que temos ainda por fazer.” E finalizou com a notícia de que a história do Sinergia CUT tinha sido publicada na revista da Friederich Ebert, uma instituição que organizou um circuito de debates realizados, entre novembro de 2020 e setembro de 2021, pelo Grupo de Reflexão sobre Trabalho e Sindicalismo, organizado a convite da representação da Fundação Friedrich Ebert no Brasil. Clique na imagem para ter acesso ao conteúdo da Revista.

Por Nice Bulhões e Elias Aredes Júnior