Vitória!

Presidente do Sinergia Prudente é eleita na Comissão de Participantes da EnergisaPrev

Aparecida Elvira Tonetto Zanoni é a única mulher eleita para ocupar uma das quatro vagas elegíveis

Divulgação

Nice Bulhões

A presidente do Sinergia Prudente e vice-presidente do Sinergia CUT, Aparecida Elvira Tonetto Zanoni, foi eleita para a Comissão de Participantes da EnergiaPrev. É a única mulher a preencher uma das quatro vagas à Comissão, cuja eleição aconteceu entre os dias 12 e 16 de setembro. O resultado foi divulgado pelo site da EnergisaPrev na última segunda (19).

Em todo o país, 98 pessoas se candidataram para concorrer às vagas na Comissão, que é responsável por indicar parte dos integrantes dos Conselhos Deliberativo e Fiscal da fundação. Cada eleitor (participante e assistido) recebeu uma senha e a eleição foi totalmente on-line. Foram validados 1728 votos. Destes, 71 foram brancos.

Resultado

Os quatro candidatos mais votados foram:

Raimundo Nonato Nunes do Nascimento – Energisa Rondônia, com 218 votos;

Breno Nery Mourão – Energisa Mato Grosso do Sul, com 202 votos;

Sergio Aparecido Fernandes – Energisa Tocantins, com 197 votos; e

Aparecida Elvira Tonetto Zanoni – Energisa Sul-Sudeste, com 128 votos.

Para a dirigente sindical Elvira, candidata eleita, essa é uma grande vitória porque poderá representar a categoria, dando a chance dela indicar indiretamente os participantes que defendam seus interesses nos Conselhos Deliberativo e Fiscal da fundação. “Agradeço a confiança dos eleitores. Irei honrar os votos recebidos buscando indicar conselheiros que estejam atualizados sobre a conjuntura nacional e internacional do setor, assim como a realidade econômica vigente e suas implicações à categoria.”

Importância da Comissão de Participantes

O processo que elege os integrantes dos Conselhos Deliberativo e Fiscal é realizado em duas fases distintas na EnergisaPrev. A primeira delas tem o objetivo de constituir uma Comissão de Participantes, composta por 9 membros, dos quais 5 são indicados pelos patrocinadores e 4 são eleitos pelos participantes e assistidos.

Na segunda fase, a Comissão de Participantes, criada na fase 1ª, será responsável por indicar, entre os candidatos que se apresentarem, os novos membros dos Conselhos Deliberativo e Fiscal. O Conselho Deliberativo é formado por 8 membros, dos quais 5 são efetivos e 3 são suplentes. Dos 5 membros efetivos, 2 são indicados pela Comissão, devendo ser um deles representante dos Ativos e o outro, representante dos Assistidos. Entre os membros suplentes, ocorre o mesmo: 2 são indicados pela Comissão, sendo que um deles representante dos Ativos e o outro, representante dos Assistidos.

O Conselho Fiscal, por sua vez, é composto por 5 membros, dos quais 3 são efetivos e 2 suplentes. Destes, um membro efetivo e um membro suplente são escolhidos pela Comissão de Participantes, ambos representando Ativos e Assistidos.