Nota Pública

Nossa luta pela aposentadoria especial para os eletricitários

O Sinergia CUT, unido com as outras entidades do GT Aposentadoria Especial, permanecerá firme na luta pela preservação da integridade física e pela saúde dos trabalhadores energéticos que realizam atividades em condições especiais durante sua vida laboral, buscando o benefício da aposentadoria especial à categoria

Nota Pública do Coletivo de Energia do Sinergia CUT

O Sinergia CUT, que faz parte do Grupo de Trabalho (GT) específico sobre Aposentadoria Especial dos Eletricitários, se mantém na luta para a inclusão da emenda que restabelece a aposentadoria especial à categoria no Projeto de Lei Complementar (PLP) 042/23. A entidade sindical, com 26 anos de existência e que congrega oito sindicatos ligados ao ramo urbanitário, considera como primordial a correção da injustiça cometida, em 2019, pela reforma da Previdência com os eletricitários, sendo necessária a garantia da aposentadoria especial ao trabalhador que, de forma habitual e permanente, esteja sujeito ao risco de choque elétrico em tensões superiores a 250 volts.

Junto com as demais entidades que fazem parte desse GT, que são a Confederação Nacional dos Urbanitários (CNU), a Federação Nacional dos Urbanitários (FNU) e as federações regionais dos Urbanitários do Sudeste (Fruse), do Nordeste (Frune) e do Centro-Oeste (Furcen), o Sindicato realiza agora visitas aos parlamentares da Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados (CTrab), onde matéria se encontra neste momento.

Infelizmente, o parecer da relatora Geovania de Sá (PSDB-SC) ao PLP 42/2023 e seus apensados (PLPs 245/19, 174/23 e 231/23) ainda continua não atendendo a maioria dos eletricitários. Como existe grande possibilidade de o PLP ser colocado em votação na CTrab ainda na segunda semana deste mês, os participantes do GT buscam agendar com a deputada uma reunião para pedir a inclusão da emenda feita pelo Grupo, visando resgatar a aposentadoria especial aos eletricitários.

O GT Aposentadoria Especial vem jogando peso para tentar corrigir essa injustiça desde 2019, quando aconteceu a reforma da Previdência. Em agosto deste ano, durante o relançamento da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Previdência Social, na Câmara dos Deputados, lançou a “Campanha em Defesa da Aposentadoria Especial dos Eletricitários”. Desde então, dialoga com ministros e parlamentares visando a inclusão dos eletricitários nos PLPs, bem como dos gasistas que realizam atividades com risco de explosão. Lembrando que nem a Justiça tem dado ganho de causa aos pedidos de aposentadoria especial para os eletricitários.

Ciente da árdua batalha, o inergia CUT, unido com as outras entidades do GT Aposentadoria Especial, permanecerá firme na luta pela preservação da integridade física e pela saúde dos trabalhadores energéticos que realizam atividades em condições especiais durante sua vida laboral, buscando o benefício da aposentadoria especial à categoria.

Coletivo de Energia do Sinergia CUT

________________________________________________________________

Leia Mais:

Aposentadoria especial dos eletricitários em pauta com o Ministro do Trabalho