DIA INTERNACIONAL DA MULHER

#8M: Pelo fim da violência e pela igualdade de gênero nas relações de trabalho!

Coletivo de Mulheres do Sinergia CUT proporcionou encontro híbrido com palestra que instruiu  sobre a Convenção 190 e a luta pela igualdade salarial entre homens e mulheres

Sinergia CUT

Débora Piloni

Neste 8 de Março, “Dia Internacional da Mulher”, o Coletivo de Mulheres do Sinergia CUT realizou a palestra “Ratificação da Convenção 190 e a Igualdade de salário entre homens e mulheres”, no Auditório do Sinergia Campinas.

A palestra foi ministrada por Magda Barros Biavaschi, que é professora doutora e pesquisadora do Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho (CESIT/IE/UNICAMP) e  desembargadora aposentada do TRT da 4ª Região.

O evento foi aberto a toda a população e aconteceu de forma híbrida (presencial e on-line), para facilitar a participação do público. Estiveram presentes representantes trabalhadoras, trabalhadores e dirigentes do Sindicato, do Coletivo de Aposentados, representantes de diversas outras entidades sindicais, da Câmara Municipal de Campinas e também da Sociedade Civil.

Os temas debatidos trataram dos seguintes assuntos:

Fim do assédio moral e sexual: a luta é pela ratificação da Convenção 190 da OIT, que pode ir à votação no Congresso e trata da eliminação dos assédios no ambiente de trabalho. Isso porque, as mulheres são as que mais sofrem essas violências e, portanto, serão as mais beneficiadas caso a Convenção passe a valer em nosso país.

Igualdade no mundo do trabalho: O presidente Lula sancionou a Lei da Igualdade Salarial em julho de 2023, que aumenta a fiscalização e institui multas para as empresas que não pagarem salários iguais para mulheres que desempenham o mesmo trabalho que homens. Isso foi necessário porque, no Brasil, as mulheres ainda ganham cerca de 20% menos pela mesma função. É preciso lutar para que essa Lei seja, de fato, implementada para todas.

Confira abaixo algumas fotos referentes à manhã de hoje e aguarde novas informações!