Luta que segue

Vitória: projeto que garante volta da aposentadoria especial é aprovado pela Comissão de Trabalho da Câmara Federal

Aprovado na manhã desta quarta (10), em Brasília, PLC garante o retorno de um direito histórico de eletricitários e eletricitárias. Dirigente do Sinergia CUT e presidente da Fruse, Esteliano Neto fala sobre essa primeira conquista na batalha até a vitória final

Divulgação

Por Lílian Parise - Redação do Sinergia CUT

Em reunião realizada na manhã desta quarta-feira (10), a Comissão Permanente de Trabalho da Câmara Federal, em Brasília (DF), aprovou o Projeto de Lei Complementar (PLC) 42/2023, que garante a concessão da aposentadoria especial para trabalhadores e trabalhadoras expostos a agentes químicos, físicos e biológicos prejudiciais à saúde, o que inclui a categoria eletricitária.  

O dirigente do Sinergia CUT, vice-presidente do Sinergia Campinas, presidente da Federação Interestadual dos Urbanitários do Sudeste (Fruse) e diretor executivo da CUT Brasil, Esteliano Gomes Neto, que acompanha essa luta de perto, foi quem trouxe a boa notícia, primeiro passo para garantir o retorno definitivo de um direito histórico.

O PLC solicita a volta desse direito a eletricitários e eletricitárias que trabalham em área de risco, expostos a choque e arco elétrico. Vale lembrar que essa é só uma das propostas que tramitam no Congresso Nacional para corrigir um erro grave da contrarreforma da Previdência, aprovada em 2019, que acabou com o direito à aposentadoria especial.

“Demos o primeiro passo para o retorno da aposentadoria especial para eletricitários e eletricitárias de todo o Brasil, mas continuamos na luta, junto com sindicatos, entidades e classe trabalhadora até a vitória final”, disse Esteliano Neto.

A tramitação do PLC segue agora para análise e debate na Comissão de Previdência. “Estamos a um passo de retomar um direito histórico da nossa categoria. E, agora sim, mais do que nunca, vamos continuar fazendo a diferença para retomar um direito que nos foi tirado”, ressalta o sindicalista.

Luta que segue! Continue ligado!

Lutas que transformam vidas!