COMUNICAÇÃO

6º Encontro Estadual de Comunicação da CUT São Paulo reúne 100 participantes

Com foco em trazer tópicos atuais para o avanço da comunicação sindical, encontro abordou a utilização de dados públicos e como incluir o humor nos conteúdos

Divulgação / CUT-SP

Laiza Lopes - CUT São Paulo

A utilização de dados públicos para construir pautas relevantes para a classe trabalhadora e como fazer uma comunicação sindical com leveza e humor foram os temas centrais do 6º Encontro Estadual de Comunicação da CUT-SP, realizado na última quinta-feira (11).

Para discutir esses tópicos, mais de 100 dirigentes e profissionais de comunicação de diversos sindicatos filiados estiveram presentes no evento, organizado pela Secretaria de Comunicação da CUT-SP.

A abertura foi composta pelo presidente da CUT São Paulo, Raimundo Suzart, o secretário de Comunicação da entidade estadual, Belmiro Moreira, e Maria Aparecida Faria, secretária de Comunicação da CUT Brasil. Na mesa, os convidados compartilharam a importância da união de sindicatos, ramos, confederações e federações, para fortalecer as estratégias de comunicação, especialmente em tempos de fake news. 

“O encontro é fundamental não só pelo aprendizado com as palestras, mas também para os participantes compartilharem suas experiências em relação ao que estão desenvolvendo na comunicação do sindicato que representa”, afirma Belmiro Moreira. 

No segundo painel, técnicas para fazer um pedido via LAI (Lei de Acesso à Informação) foram apresentadas pelo Diretor de Treinamento e Dados da Agência Mural, Paulo Talarico. A LAI entrou em vigor em 2012 e é um mecanismo que todo cidadão pode utilizar para solicitar dados da administração nas três esferas: Executivo, Legislativo e Judiciário.

Outro tópico compartilhado foi a busca de dados municipais por meio de plataformas como TCE-SP, Mapa das Câmaras e Painel de Obras Públicas Atrasadas. Essas ferramentas podem ajudar no monitoramento de pautas importantes para a sociedade como um todo.

Em meio às constantes mudanças de algoritmos e novas tendências das redes sociais, os sindicatos têm o desafio de estar cada vez mais atualizados. Neste sentido, a programação contou com a mesa “Humor e criatividade como aliados da comunicação sindical”, ministrada por Erica Oliveira, Secretária de Comunicação do SP Bancários, e Ricardo Andrade, jornalista e criador da página Sindicato dos Memes

Os palestrantes trouxeram exemplos e estratégias de como desenvolver conteúdos que engajem e sensibilizem a audiência, seja na utilização de memes que dialogam com a classe trabalhadora ou na produção de vídeos com paródias de temas atuais. 

No momento final, a plenária foi aberta para a troca de ideias e experiências no que tange o universo da comunicação sindical e os próximos passos para a organização de uma rede integrada e mais fortalecida para as próximas lutas, como a regulação das redes sociais e as eleições municipais.